Palmas (TO) acaba de ganhar um novo marco no setor automotivo. Será inaugurada na noite desta quinta-feira, 23, a primeira concessionária da marca GAC na cidade, sob o comando do tradicional Grupo Canopus. Com uma trajetória consolidada em mais de 50 anos no mercado nacional e reconhecido pela excelência em gestão, o grupo dá mais um passo ousado ao trazer para o Tocantins uma das marcas mais inovadoras da indústria automobilística mundial.
O evento de inauguração contará com a presença do presidente fundador do Grupo Canopus, Marcos Roberto Cruz, e do diretor da GAC Brasil, Danilo Rodil, marcando oficialmente a operação da montadora no estado.
“A chegada dessa marca representa não apenas uma nova opção para o consumidor Tocantinense, mas também a inclusão definitiva de Palmas no mapa dos grandes centros de inovação automotiva”, destaca Rigel Cruz, diretor de marketing do Grupo Canopus.
Tecnologia, design e sustentabilidade
A GAC — sigla para Guangzhou Automobile Group — é uma das cinco maiores montadoras da Ásia, reconhecida globalmente por seus modelos de alta performance, design futurista e forte investimento em tecnologia embarcada. Fundada em 1955, a empresa é responsável pela fabricação de veículos Toyota e Honda na China e, desde 2008, vem se destacando pela produção de modelos próprios com foco em eletrificação e design de ponta.
No Brasil, a GAC já mantém um centro de distribuição de peças em Cajamar (SP) e projeta a instalação de uma fábrica própria nos próximos anos.
Showroom premium e modelos de última geração
A GAC Canopus Palmas impressiona pela estrutura de atendimento premium. O novo espaço foi projetado para oferecer uma experiência imersiva aos clientes, reunindo tecnologia, conforto e sustentabilidade com veículos 100% elétricos e híbridos.
Estão disponíveis cinco modelos que representam o melhor da engenharia e inovação da marca:
- GAC Aion Y: SUV 100% elétrico com autonomia de 490 km.
- GAC Aion V: SUV 100% elétrico com autonomia de 602 km e porta-malas de 427 litros.
- GAC Aion ES: Sedan totalmente elétrico.
- GAC Hyptec HT: SUV de luxo com portas Gull Wing e porta-malas de até 725 litros.
- GAC GS4: SUV híbrido (HEV) com motorização a gasolina e elétrica.
A GAC Canopus traz veículos que unem tecnologia de ponta, menor impacto ambiental e novas experiências de consumo. A marca estreia em Palmas com destaque para o Aion Hyptec HT Gull Wing, modelo totalmente elétrico, de design futurista e equipado com portas no estilo “asas de gaivota”, símbolo da inovação e elegância da marca que já atrai olhares em mais de 60 países.
Foto: Divulgação GacPalmas no mapa da mobilidade elétrica
O lançamento da GAC Canopus reforça a aposta do Grupo Canopus no desenvolvimento econômico e no potencial de Palmas como polo regional de inovação e sustentabilidade. A chegada da marca ocorre em um momento de crescimento de 20% no setor de eletrificação automotiva em 2025, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Na análise da entidade, isso demonstra a maturidade do mercado de carros eletrificados no país. Com isso, a capital tocantinense dá mais um passo importante rumo à mobilidade elétrica e à nova era automotiva mundial.
Grupo Canopus: 52 anos de tradição e expansão
Fundado em Mirassol D’Oeste (MT), o Grupo Canopus construiu uma história sólida ao longo de mais de cinco décadas, atuando nos setores automotivo, consórcios, serviços financeiros e energia sustentável. Reconhecido pela credibilidade e pelo compromisso com o cliente, o grupo é certificado pelo GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil no segmento de varejo.
No Tocantins, o Grupo Canopus já atua com as concessionárias GWM Canopus em Palmas e Araguaína, além do Consórcio Nacional Canopus, Boreal F&I Financeira, Bétria Corretora de Seguros e os projetos sociais do Instituto Canopus.