Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PRF/TO

Foto: Divulgação PRF/TO

Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nessa quarta-feira (29), três ocorrências envolvendo porte de drogas para consumo e tráfico de entorpecentes nos municípios de Araguaína, Guaraí e Palmeiras do Tocantins. Somadas, estas apreensões totalizaram 168 comprimidos de anfetamina — substância conhecida popularmente como “rebite” — e elevaram para 1.622 unidades o total de apreensões no estado em 2025 , já superando as 1.319 unidades registradas em 2024. 

Em fiscalizações realizadas nesta quarta-feira (29), a PRF apreendeu comprimidos de anfetamina em três abordagens distintas no Tocantins. Em Araguaína, um caminhoneiro foi flagrado sem cumprir o período obrigatório de descanso e portava uma cartela de Nobésio “Extra Forte” com 15 comprimidos. Em Guaraí, outro homem foi flagrado com 137 comprimidos da mesma substância dentro de um ônibus interestadual. Já em Palmeiras do Tocantins, 16 comprimidos foram apreendidos com o condutor de um caminhão.

Somente este ano, 50 ocorrências envolvendo o porte ou uso dessas substâncias foram registradas no Estado, sendo Araguaína o município com o maior número de casos (24).

| Risco do Uso de Anfetaminas

As anfetaminas, conhecidas entre caminhoneiros como “rebites”, são estimulantes do sistema nervoso central que reduzem o sono e o cansaço, permitindo longos períodos de direção. Embora inicialmente causem sensação de alerta e energia, seu uso é proibido por lei por provocar alterações físicas e psicológicas — como irritabilidade, euforia seguida de exaustão, taquicardia e perda de reflexos — além de poder gerar dependência química, distúrbios de comportamento e reduzir a capacidade de reação, o que aumenta significativamente o risco de acidentes graves nas rodovias.

Além de ser crime (art. 28 da Lei nº 11.343/2006) , o uso de anfetaminas ao volante configura infração gravíssima conforme o Código de Trânsito Brasileiro (art. 165) , sujeita à multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.

| Aprensões em 2024 e 2025

*1.622 un. em 50 ocorrências - 2025 (até 29/10)

*1.319 un. em 37 ocorrências - 2024 (em todo o ano).