A Polícia Militar do Tocantins, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), executou nessa quarta-feira, 29, a Operação Protetor dos Biomas em fazenda localizada em Filadélfia.
No local, foi constatada a infração administrativa ambiental de impedir a regeneração de vegetação nativa em uma área de Reserva Legal. A área degradada atingiu a extensão de 101,11 hectares, sendo observada a presença de animais bovinos em pastagem. O proprietário da fazenda acompanhou a diligência e foi informado sobre o ilícito.
Diante da gravidade da constatação, os policiais ambientais lavraram os procedimentos legais cabíveis. Foi emitido o Auto de Infração Ambiental, estabelecendo uma multa no valor de R$ 510.000,00 (quinhentos e dez mil reais), e o Termo de Embargo que proíbe o uso da área degradada. Além disso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para que o responsável compareça em juízo, conforme a legislação ambiental vigente.
Leia também: PMTO aplica multa de R$ 1,46 milhão por crime ambiental em propriedade rural de Peixe

