Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Detran/TO

Foto: Divulgação Detran/TO

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), em parceria com as demais forças de segurança, realizou entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro a “Operação da Lei Seca”.  A ação, que integra o plano nacional de enfrentamento à combinação de álcool e direção, teve como principal objetivo coibir a condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool ou drogas, além de reforçar a segurança viária em diversos municípios tocantinenses, como Palmas, Gurupi, Araguaína, Paraíso, Guaraí, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Colinas, Arraias, Muricilândia, Babaçulândia, Carmolândia, Lavandeira e Combinado.

Durante os quatro dias de operação, as equipes abordaram 1.080 veículos e realizaram 855 testes de alcoolemia, dos quais 52 apresentaram resultado positivo. Ao todo, 34 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool e 18 foram presos em flagrante.

O gerente de Fiscalização e Segurança Viária do Detran/TO, Márcio Lopes de Souza, explicou que a operação reforça o compromisso do Estado com a vida e a segurança no trânsito. “Mais do que autuar, nosso objetivo é salvar vidas. Cada abordagem representa uma oportunidade de conscientizar o condutor sobre os riscos de misturar álcool e direção. A integração entre as forças de segurança é essencial para que o Tocantins continue avançando na redução de sinistros e na construção de um trânsito mais seguro”, destacou.

Parceria na operação

Participaram da operação a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Metropolitana de Palmas, Agência de Segurança Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), Guarda Metropolitana de Araguaína, Batalhão da Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e a Guarda Metropolitana de Porto Nacional.