A Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pela gestão das unidades hospitalares do Município, iniciou a implantação de um projeto pioneiro no Brasil voltado para crianças com necessidades especiais. O RADinclui pretende transformar a experiência de crianças neurodivergentes durante a realização de exames de imagem, como o RaioX, dentro do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Com uma abordagem acolhedora, humanizada e especializada, o projeto utiliza acessórios lúdicos para transformar a experiência do paciente, garantindo segurança, conforto e atendimento de qualidade.
“Exames como esse geralmente se tornam difíceis para pacientes neurodivergentes, exigindo um tempo longo parados. Com um espaço sensorial cuidadosamente planejado, onde o equipamento de radiologia é envolto por globos giratórios que projetam luzes e imagens coloridas, além de um tapete musical, a proposta é auxiliar no relaxamento e na concentração das crianças”, explica o diretor geral das unidades do ISAC em Araguaína, Waldemar Cardoso.
Projeto pioneiro
O projeto, que teve início em Maceió (AL) em uma unidade gerida pelo ISAC, foi trazido para Araguaína, por conta do trabalho voltado à saúde pública infantil, que é realizado pelo Município no HMA e PAI, apresentando um cenário ideal para fortalecer a proposta de inclusão e humanização no cuidado.
“Araguaína é uma cidade que investe nos processos mais modernos de atendimento em saúde, mostrando que a saúde pública pode ser inovadora e referência no Brasil, assim como nossas unidades já são referência em outros quesitos, como as cirurgias cardíacas pediátricas. O resultado desse cuidado é um ambiente mais leve, que reduz o medo e a ansiedade especialmente entre crianças e pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial”, explica a secretária de saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues.
Referência
Em maio de 2022, o HMA realizou a primeira cirurgia de inversão de artérias cardíacas do Tocantins, procedimento conhecido como Cirurgia Jatene. No mês de março de 2024, em uma cirurgia inédita em Araguaína, o HMA implantou um marcapasso em um bebê de apenas dois meses de vida, realizando este ano a primeira cirurgia cardíaca pediátrica minimamente invasiva do Tocantins.
Já o Pronto Atendimento Infantil é a única unidade pública do Tocantins especializada exclusivamente em urgência e emergência pediátrica, atendendo crianças de Araguaína e região. A estrutura conta com três consultórios médicos, estrutura para saúde digital com a Telemedicina e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, podendo chegar a 270 em períodos de alta demanda.
Com uma equipe composta por mais de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos e equipe administrativa, o PAI também é referência pelo atendimento humanizado e eficiente.

