Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Impa

Foto: Divulgação Impa

A segunda fase da Olimpíada Mirim-OBMEP será realizada em 11 de novembro, com a participação de mais de 1 milhão de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, classificados na primeira etapa da competição.

Em sua quarta edição, a Olimpíada Mirim é uma versão voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental e segue os mesmos passos da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), criada em 2005 pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Neste ano, a primeira fase bateu recorde histórico: mais de 5 milhões de alunos, de 34.980 escolas públicas e privadas de todo o país, participaram da prova.

“O crescimento da Olimpíada Mirim revela o quanto a matemática vem conquistando espaço nas escolas e nas famílias brasileiras. Iniciativas como essa são fundamentais para despertar o talento e a curiosidade científica desde cedo”, destaca o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Assim como na primeira etapa, os estudantes responderão a 15 questões objetivas, com conteúdo adequado ao grau de escolaridade. A competição é dividida em dois níveis: Mirim 1 (2º e 3º anos) e Mirim 2 (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental, e é aplicada pela própria escola do aluno.

“É emocionante ver crianças de todas as regiões do país se unindo em torno da matemática. A Olimpíada Mirim nasceu para aproximar as crianças dessa área do conhecimento e, acima de tudo, despertar sua confiança no próprio potencial. Ver, na 2ª fase, alunos de todo o país tão engajados nos enche de alegria”, afirmou Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto e gerente de Olimpíadas do IMPA.

Com apoio da B3 Social, a iniciativa se consolida como mais uma importante política pública educacional. “Apoiar iniciativas como a Olimpíada Mirim é acreditar no poder da educação para transformar realidades, e esse é o maior objetivo da B3 Social. Queremos que cada criança tenha a chance de desenvolver seu potencial e superar barreiras sociais por meio do conhecimento”, afirma Fabiana Prianti, head da B3 Social.

Realizada pelo IMPA, a Olimpíada Mirim-OBMEP conta ainda com apoio da CAPES e do CNPq. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).