O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) anunciou a criação da Olimpíada de Professores da OBMEP-Mirim, cuja primeira edição será realizada em 2026. Voltada a docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a B3 Social e contará com o apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática (ANPMat).
O anúncio foi feito na terça-feira (2) pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, durante o 1º Seminário Nacional do Compromisso Toda Matemática, sediado no Instituto, no Rio de Janeiro. Viana destacou que o projeto representa mais um passo no compromisso do IMPA com a formação de professores e o fortalecimento da educação matemática no país.
“Desde que criamos a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), em 2005, nosso envolvimento com a educação básica ganhou uma escala muito maior. Agora, damos mais um passo: a partir de 2026, o IMPA vai organizar também uma Olimpíada para professores da educação básica”, afirmou.
Viana ressaltou que a competição busca alcançar docentes dos anos iniciais que, em alguns casos, não têm uma boa relação com a matemática. “Consideramos essencial chegar até os professores, cuja relação com a matemática nem sempre é muito pacífica. A nova Olimpíada é nossa primeira contribuição concreta ao Compromisso Nacional Toda Matemática, reforçando o engajamento do IMPA e de seus parceiros com o futuro da educação matemática no Brasil.”
“A matemática é muito mais do que uma disciplina: ela é base para cidadania, inovação e oportunidades. Na B3 Social, acreditamos que a matemática é uma chave para transformar a vida. Apoiar iniciativas como a Olimpíada de Professores da OBMEP-Mirim significa investir na formação de quem ensina, fortalecendo a educação e construindo um futuro mais justo e inclusivo para todos”, comenta Fabiana Prianti, Head da B3 Social.
Para o Ministério da Educação (MEC), “o anúncio da Olimpíada de Professores da OBMEP-Mirim integra os esforços do Compromisso Toda Matemática, fortalecendo o eixo de práticas pedagógicas da política”, destacou Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental do Ministério. “Em 2026, teremos olimpíadas para professores de matemática dos anos iniciais e as olimpíadas para professores de matemática do ensino médio. São entregas que estruturam o compromisso do MEC com o reconhecimento dos professores e a melhoria da aprendizagem em matemática", concluiu.
Formato da competição científica
A nova Olimpíada nasce como desdobramento da OBMEP-Mirim, criada em 2022 pelo IMPA para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A prova da Olimpíada dos Professores será aplicada juntamente com a segunda fase da OBMEP. Após a aplicação, as avaliações serão corrigidas pelo IMPA.
A primeira edição oferecerá 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Todos os medalhistas receberão, além da medalha, a oportunidade de fazer um curso de formação online. No caso dos medalhistas de ouro, haverá ainda uma etapa presencial do curso no Rio de Janeiro.
“Queremos que essa formação ajude o professor a elaborar um projeto de trabalho com seus alunos do Ensino Fundamental I. Eles vão preparar um projeto, submetê-lo ao IMPA e os projetos aprovados terão sua execução financiada por meio de uma bolsa”, explicou Viana.
O objetivo é que os projetos funcionem como iniciativas de fortalecimento da formação matemática nas escolas, estimulando os alunos a participarem da OBMEP-Mirim.
Para a presidente da ANPMat, Sumaia Almeida Ramos, a criação da Olimpíada está alinhada à urgência de fortalecer a formação dos docentes dos anos iniciais.
“A discussão do Toda Matemática escancarou fragilidades no ensino e na valorização do professor. Percebemos que os docentes dos anos iniciais têm menos apoio específico em matemática, e precisávamos atuar nessa ponta. A Olimpíada nasce para valorizar, identificar iniciativas transformadoras e oferecer suporte formativo a esses profissionais. É uma ação para os professores, mas cuja consequência primordial é para os alunos. Professores mais preparados impactam diretamente a aprendizagem”, afirmou.
IMPA sediou 1º Seminário do Compromisso Nacional Toda Matemática
O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política do Ministério da Educação (MEC) voltada ao fortalecimento da educação matemática brasileira. Realizado no IMPA, o 1º Seminário Nacional do Compromisso Toda Matemática marcou o lançamento de materiais fundamentais do programa, como o Guia de Governança e os materiais de formação para professores dos anos iniciais. O evento contou ainda com a premiação de professores vencedores do Desafio do Simpósio da ANPMat, além do reconhecimento de estudantes medalhistas e docentes inovadores. A realização desse primeiro evento do Toda Matemática no IMPA reforça a parceria estratégica entre o Instituto e o MEC.

