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Foto: Divulgação Ducati

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A Ducati iniciou a comercialização da sétima geração da Panigale V4 no Brasil, nas versões V4 e V4S, com preços de R$ 169.990,00 e R$ 209.990,00, respectivamente. O modelo chega ao País com quatro anos de garantia e traz atualizações técnicas e eletrônicas derivadas diretamente da MotoGP, com foco em desempenho, controle e integração entre piloto e máquina.

A nova Panigale V4 incorpora avanços em aerodinâmica, ergonomia, motorização e eletrônica, com destaque para o motor Desmosedici Stradale de 1.103 cc, que entrega 216 cv a 13.500 rpm e torque máximo de 12,3 kgm a 11.250 rpm. A versão V4S apresenta relação peso/potência de 1:1,15 cv/kg, com peso seco de 187 kg, dois quilos a menos que a geração anterior. O modelo foi testado por pilotos da marca no evento Race of Champions, registrando tempo de volta um segundo mais rápido que o modelo de 2022.

O motor V4 de 90°, com eixo contrarrotativo e sincronização Twin Pulse, mantém características herdadas da Desmosedici GP, incluindo distribuição desmodrômica e componentes internos revisados. A arquitetura favorece a centralização de massas e melhora a entrega de potência em aceleração e frenagem. O sistema de escape sob o motor contribui para o centro de gravidade e libera espaço para o novo braço oscilante duplo, que reduz a rigidez lateral em 37% e melhora a tração nas curvas.

Foto: Divulgação Ducati

A eletrônica embarcada inclui controle de tração, controle de deslizamento, controle de empinada, controle de largada, freio motor e quick shift, todos otimizados pelo sistema Ducati Vehicle Observer (DVO), que simula a entrada de mais de 70 sensores. O painel digital de 6,9 polegadas com proporção 8:3 oferece modos de condução específicos para pista e estrada, com telemetria, GPS e indicadores de potência, torque, inclinação e aceleração.

A Panigale V4 é a primeira motocicleta esportiva equipada com pinças de freio Brembo HypureTM, que são 60 gramas mais leves por par e apresentam ventilação interna aprimorada, sistema de retenção de pastilhas com menor torque residual e estão disponíveis em quatro cores. O sistema de freios é complementado pelo ABS em curvas com função Race eCBS, que simula técnicas de frenagem de pilotos profissionais, ativando o freio traseiro mesmo após o dianteiro ser liberado.

 Foto: Divulgação Ducati

O design da motocicleta foi reformulado com inspiração na Ducati 916, adotando linhas horizontais e elementos aerodinâmicos integrados à carenagem. As asas duplas embutidas mantêm a força descendente, enquanto o novo para-brisa e entradas de ar aumentam a eficiência de resfriamento e proteção ao piloto. A carenagem reduz o arrasto em 4% e melhora a estabilidade em alta velocidade.

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A ergonomia foi revista com novo tanque e assento, oferecendo maior liberdade de movimento e melhor encaixe aerodinâmico. Os apoios dos pés foram reposicionados 10 mm para dentro, aumentando a distância ao solo e otimizando a postura do piloto. As alavancas de câmbio e freio agora utilizam rolamentos, reduzindo atrito e melhorando a sensibilidade.

A Panigale V4 está disponível em configuração monoposto, com kit de passageiro como acessório. A versão V4S inclui suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 3.0, rodas de alumínio forjado, bateria de lítio e pneus Pirelli Diablo Supercorsa V4. Já a versão V4 traz suspensão Showa e Sachs, rodas de alumínio fundido e bateria de chumbo-ácido.

 Foto: Divulgação Ducati

O lançamento da Panigale V4 no Brasil representa a continuidade da estratégia da Ducati de aproximar suas motocicletas de competição ao público consumidor, com soluções técnicas e eletrônicas que visam ampliar as capacidades de condução em pista e estrada. A integração entre design, desempenho e controle eletrônico posiciona o modelo como referência no segmento de superesportivas.