O deputado Estadual Professor Júnior Geo (PSDB) anunciou na sessão ordinária desta quarta-feira, 12, da tribuna da Assembleia Legislativa, pedido de impeachment contra o governador afastado Wanderlei Barbosa (REP). Para Geo, já se passaram dois meses e é dever da Casa promover investigações dos fatos. "São fatos graves que nós não podemos deixar em branco".
“Estarei protocolando na data de hoje o pedido de impeachment do governador afastado para que esta Casa cumpra com o seu dever e promova a devida investigação dos fatos, a apuração de todos os graves indícios que levaram ao seu afastamento”, declarou Geo.
O deputado afirmou ser preciso respeitar a sociedade. “Precisamos respeitar a sociedade que nos elegeu e essa sociedade cobra constantemente posicionamento desta Casa de Leis. Não podemos ficar calados em respeito à sociedade tocantinense”.
O parlamentar citou a Operação Nêmesis, deflagrada hoje pela Polícia Federal, e argumentou que não tem o intuito de causar instabilidade. "Não estou com o objetivo de gerar instabilidade, pois, na verdade, a instabilidade foi gerada por quem está afastado e nós estamos cumprindo com nosso dever”.
A Operação Nêmesis apura a possível prática de embaraço à investigação da Operação Fames-19, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, incluindo a aquisição de cestas básicas. Wanderlei Barbosa está entre os alvos.

