O espetáculo roraimense “Gotas de Saberes”, da Cia Arteatro, encerra sua participação na Circulação Rouanet Norte com duas apresentações gratuitas em Palmas (TO), na próxima terça-feira, dia 25 de novembro, na Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol (Taquaralto). As sessões serão às 14h30 e às 19h30, com entrada franca.
A circulação é contemplada pelo Programa Rouanet Norte e conta com patrocínio do Banco da Amazônia, levando o trabalho da companhia aos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins.
Palmas é a última cidade a receber o espetáculo. Encerrando sua jornada pelo Norte, a Cia Arteatro reafirma sua missão de democratizar o acesso à cultura, priorizando territórios periféricos, quilombolas e indígenas, levando o teatro para além dos grandes centros urbanos. “É extremamente gratificante termos o apoio do Banco da Amazônia, nos possibilitando fazer essa circulação por vários estados, que é o que o artista mais quer, poder levar o espetáculo para públicos diversos. Finalizar essa circulação em Palmas é muito simbólico para nós. Acreditamos profundamente que a arte precisa chegar onde ela quase nunca chega. Essa trajetória pelo Norte reafirma nosso compromisso com a ancestralidade, com o território e com o direito à cultura”, destaca o diretor Márcio Sergino.
Criado a partir das vivências pessoais e ancestrais de Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa, o espetáculo infantil apresenta histórias do povo Macuxi por meio da linguagem cênica e da contação de histórias. No palco, personagens como Timbó, Onça Zeleida, Jabuti e Camarão Pajé, interpretados por Aravis, Silmara Costa e Márcio Sergino, conduzem o público por narrativas que celebram a identidade amazônica e a força dos saberes tradicionais.
Com 40 minutos de duração, acessibilidade em Libras e classificação livre, “Gotas de Saberes” conquistou prêmios como Melhor Espetáculo e Melhor Ator (Anderson Nascimento) no XVI Festival de Teatro da Amazônia, além do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras na categoria infantojuvenil.

