Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Cinthia Gomes

Foto: Divulgação Cinthia Gomes

A temporada de apresentações do espetáculo “Os Viajantes em: A Bela Araguaína” acontece a partir desta quinta-feira, 27, até sábado, 29, na cidade de Araguaína. A iniciativa é patrocinada pela Lei Aldir Blanc Municipal – Montagem e Circulação do Espetáculo, realizado com apoio do Governo Federal, Secretaria de Cultura de Araguaína, Prefeitura Municipal, Artpalco e Instituto ISCA.

Com seis apresentações gratuitas em escolas, espaços comunitários e no Cine Teatro Artpalco, o projeto leva teatro itinerante, música e poesia para diversos públicos, democratizando o acesso à arte e fortalecendo a cultura local. O espetáculo tem direção de Wagner Bárbara, que também assina a dramaturgia com Augusto Mesquita.

O projeto valoriza a cena local araguainense, tendo na equipe o dramaturgo Augusto Mesquita, a atriz Viviane Cartaxo e adereços de cena com a bonequeira Olga Miranda e as artesãs Maísa Alves e Alice Macedo. Na produção teatral, Wagner Bárbara e Viviane Cartaxo, que dão vida a personagens viajantes, menestréis e contadores de histórias, conduzindo o público por uma experiência lúdica e interativa.

A programação inclui ainda a Oficina “Técnicas Teatrais para a Contação de Histórias”, que será ministrada por Wagner Bárbara no dia 29 de novembro, das 9h às 11h, na sede do Instituto ISCA. A oficina é gratuita, aberta à comunidade e trará para os participantes alguns exercícios e vivências usados na construção do espetáculo. O projeto reforça o compromisso de promover arte, inclusão e formação cultural em Araguaína, alcançando escolas, espaços comunitários e toda a população interessada em vivenciar o teatro de forma acessível e próxima.

De acordo com o ator Wagner Bárbara, o projeto permite levar o teatro até onde as pessoas estão. “Cada escola, cada praça e cada espaço comunitário vira um palco vivo. É emocionante ver o brilho nos olhos do público quando a arte chega de forma tão próxima e acessível. Nosso desejo é que essas histórias despertem encantamento, pertencimento e um olhar renovado para a cultura de Araguaína”, afirma o ator e oficineiro Wagner Bárbara.

Programação

Apresentações do espetáculo “Os Viajantes em: A Bela Araguaína”

27/11 (quinta-feira) – Escola Estadual Campos Brasil

* 2 apresentações (manhã e tarde)

28/11 (quinta-feira) – Escola de Tempo Integral Senhor Domingos da Cruz Machado

* 2 apresentações (manhã e tarde)

29/11 (sábado) - CRAS/Praça CEU

- 1 apresentação às 17h

(gratuito e aberto ao público)

29/11 (sábado)– CINE TEATRO Artpalco

- 1 apresentação às 19h30

(gratuito e aberto ao público)

Acessibilidade: Audiodescrição e Intérprete de Libras

29/11 (sábado) - Oficina de Contação de Histórias

Horário: 9h às 11h

Local: Sede Artpalco / Instituto ISCA

Tema: Técnicas Teatrais para a Contação de Histórias

Professor: Wagner Bárbara

Público: Comunidade em geral (gratuito).