Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O Brasil já registrou a abertura de 4,6 milhões de novos pequenos negócios em 2025. O resultado é o melhor da história, superando o número de todo o ano passado, que detinha a maior marca, quando foram criados mais de 4,1 milhões de novos empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Em comparação com o mesmo período de 2024, os dados de janeiro a novembro mostram um crescimento de 19% no volume de criação de pequenos negócios.

O universo de 4,6 milhões de pequenos negócios abertos representa 97% de todas as empresas criadas no país. A grande maioria é composta por microempreendedores individuais (77%), seguidos por microempresas (19%) e empresas de pequeno porte (4%).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o recorde de empresas criadas confirma a confiança dos empreendedores no bom momento da economia brasileira. “Estamos em uma situação de pleno emprego e com inflação sob controle. Isso estimula as pessoas a apostar nos seus sonhos, de serem donos dos próprios negócios, o que faz do Brasil um dos países mais empreendedores do mundo. 60% dos brasileiros sonham em empreender. O empreendedorismo é a porta para inclusão, geração de empregos e renda”, afirma.

Considerando apenas os dados do mês de novembro, foram 350 mil novas pequenas empresas criadas, superando em 28 mil o número de novos negócios criados no mesmo mês de 2024.

O setor de Serviços liderou o número de aberturas de novos negócios até novembro, representando 64% do total de empresas criadas. Nesse segmento, a abertura de MEI apresentou alta de 24,5% em comparação ao mesmo período de 2024. Em seguida, estão o setor do Comércio (que representou 21% do total) e o segmento da Indústria (7% do total).

São Paulo (29%), Minas Gerais (11%) e Rio de Janeiro (8%) são os estados que lideram a abertura de pequenos negócios em 2025, até novembro.

CNAES com a maior abertura de novas empresas em Novembro/25

Entre os microempreendedores individuais:

  • Atividades de malote e de entrega: 22.986 novos MEIs (9%)
  • Transporte rodoviário de carga: 19.753 novos MEIs (7%)
  • Atividades de publicidade: 16.091 novos MEIs (6%)

Entre as micro e pequenas empresas:

  • Atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos: 4.981 novas MPE (6%)
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo: 3.949 novas MPE (5%)
  • Atividades da saúde, exceto médicos e odontólogos: 3.326 novas MPE (4%). (ASN)