Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Equipes de saúde visitaram residências em Campos Lindos durante ações de busca ativa e verificação vacinal.

Equipes de saúde visitaram residências em Campos Lindos durante ações de busca ativa e verificação vacinal. Foto: Divulgação SES/TO

Foto: Divulgação SES/TO Equipes de saúde visitaram residências em Campos Lindos durante ações de busca ativa e verificação vacinal. Equipes de saúde visitaram residências em Campos Lindos durante ações de busca ativa e verificação vacinal.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) declarou o encerramento oficial do surto de sarampo registrado em Campos Lindos em 2025. A ação segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para vigilância e controle da doença, que determina o fim do surto, após 12 semanas sem a confirmação de nossos casos. Todos os 25 casos confirmados no município foram classificados como relacionados à importação, sem evidências de transmissão sustentada no território.

O surto teve início em julho de 2025, após a confirmação do primeiro caso em uma criança de quatro anos, que teve contato com pessoas infectadas durante viagem à Bolívia. Desde então, a SES/TO e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma série de ações para interromper a circulação do vírus, incluindo varredura domiciliar, busca ativa institucional, vacinação de bloqueio e intensificação da imunização de rotina.

Nas ações de combate, foram visitadas 280 residências, com 410 pessoas encontradas e 258 vacinadas. Na busca ativa institucional, 784.791 prontuários foram revisados, resultando na identificação de 12 casos suspeitos, todos notificados e encerrados de forma oportuna. Também foram aplicadas 1.722 doses de vacina em ações seletivas e indiscriminadas na comunidade. O município alcançou cobertura vacinal de 120% para a primeira dose da tríplice viral e 100,80% para a segunda dose.

“Hoje [segunda-feira, 15], estamos há 12 semanas do último caso confirmado e isso significa que o surto está encerrado. Encerrar um surto exige vigilância constante e ação imediata. Nossas equipes aproveitaram cada oportunidade para alcançar pessoas não vacinadas e impedir que o vírus encontrasse espaço para se disseminar”, destaca a diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES/TO, Gisele Luz.

Apesar do encerramento, a SES/TO reforça que o risco de novos casos persiste devido à circulação global do vírus. A recomendação é a manutenção de altas coberturas vacinais, a notificação imediata de casos suspeitos, a capacitação continuada das equipes e a verificação rotineira da situação vacinal nos serviços de saúde.

“O encerramento do surto é uma conquista importante, fruto de um trabalho intenso desenvolvido pelo Estado, o município e o Ministério da Saúde, que nos deu o apoio necessário. Precisamos manter o sarampo longe e isso exige vigilância permanente e vacinação em dia, que dependem da colaboração da população. Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o Tocantins segue vigilante e estamos atentos e preparados para responder rapidamente caso haja nova importação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. (SecomTO)