Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom PM/TO

Foto: Ascom PM/TO

A “Operação Força Total- Polícias Militares a serviço do Brasil”, de caráter nacional, chega à sua 22ª edição e será realizada de forma simultânea em todo o país nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de dezembro. A ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) e tem como foco o fortalecimento do enfrentamento à criminalidade.

No Tocantins, a PMTO intensifica o policiamento em todas as regiões do Estado, reforçando as ações ostensivas preventivas e repressivas. O trabalho inclui policiamento a pé, pontos de estacionamento (PE) e patrulhamento motorizado (PTR), com o objetivo de preservar a segurança, a ordem pública e a paz social.

As atividades se concentram na abordagem de pessoas, fiscalização de trânsito, com ênfase em ações educativas, verificação de veículos em atitudes suspeitas, além de outras medidas estratégicas. As ações ocorrerão prioritariamente em locais com grande circulação de pessoas.

O acompanhamento da operação será feito por meio de um painel operacional, com base em indicadores como número de pessoas, carros e motocicletas abordados; prisões em flagrante; termos circunstanciados de ocorrência (TCO) lavrados; conduções à delegacia; adolescentes apreendidos; mandados judiciais cumpridos; apreensões de drogas; veículos autuados e recuperados; indivíduos procurados pela Justiça; e armas de fogo apreendidas.

Durante a operação, serão empregados policiais militares do serviço ordinário, com a utilização de todo o armamento e equipamentos disponíveis em cada unidade.

Foto: Ascom PM/TO

Balanço nacional da Operação Força Total em novembro

A edição anterior da Operação Força Total foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro, com a atuação integrada das Polícias Militares em todo o país. Ao todo, foram mobilizados 118.393 policiais militares e 41.011 viaturas em âmbito nacional.

As ações resultaram em 3.051 prisões em flagrante, 304 adolescentes apreendidos, 275 armas de fogo apreendidas, 74.957 quilos de drogas retirados de circulação, 443 veículos recuperados, 42.071 veículos autuados e 3.235 veículos apreendidos.

Para o comandante-geral da PMTO, coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a integração entre as Polícias Militares e a cooperação entre as forças estaduais são determinantes para o sucesso da operação. “A Polícia Militar do Tocantins está sempre pronta para atuar em operações de âmbito nacional, contribuindo de forma efetiva para o enfrentamento da criminalidade em nosso Estado e em todo o país. Nosso efetivo está preparado e mobilizado para mais essa missão”, destacou.