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Palmas

Foto: Divulgação

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A Prefeitura de Palmas oficializou, nessa quarta-feira, 17, a criação da Secretaria Municipal Extraordinária do Matopiba. O prefeito Eduardo Siqueira Campos assinou o Decreto nº 2.821, que instala a nova pasta com sede em Brasília, e nomeou o ex-prefeito, vereador Carlos Amastha (PSB/TO), para comandar a estrutura.

A nova secretaria terá como missão estratégica posicionar Palmas como o centro logístico, tecnológico e de serviços da região que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A estrutura funcionará anexa à Secretaria Municipal Extraordinária de Representação em Brasília. 

Objetivos Estratégicos

De acordo com o decreto, a pasta atuará em três frentes principais:

*Centralidade: Promover Palmas como referência socioeconômica no MATOPIBA.

*Desenvolvimento Regional: Articular junto à União a criação de uma companhia de desenvolvimento específica para a região.

*Investimentos: Atrair empresas e instituições de pesquisa, aproveitando a posição geográfica da capital como vantagem competitiva.

Interlocução qualificada

O texto legal justifica a medida pela necessidade de uma "interlocução qualificada" para atrair investimentos e industrializar a produção primária da região, considerada uma das mais importantes fronteiras agrícolas do mundo. Para a gestão municipal, Palmas deve deixar de ser apenas um centro administrativo para se tornar um polo de inteligência de mercado do agronegócio.

A secretaria possui prazo de duração indeterminado e está vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito.