A Polícia Civil do Tocantins (PC/TO) comunicou que instaurou inquérito policial visando apurar as circunstâncias do rompimento de uma barragem ocorrido na manhã desta sexta-feira, 19, no município de Ponte Alta do Bom Jesus, região sudeste do estado, fato amplamente divulgado e que resultou na liberação de grande volume de água, com potenciais danos ambientais e materiais.
O procedimento investigativo está a cargo da 103ª Delegacia de Polícia e tem como objetivo esclarecer as causas do rompimento, identificar eventuais responsáveis e verificar a ocorrência de ilícitos penais, especialmente aqueles relacionados a crimes ambientais e à segurança da coletividade.
De acordo com a PC/TO, ainda que no curso das apurações, já foram determinadas diligências iniciais, entre elas a requisição de perícia técnica especializada no local, a fim de subsidiar a investigação com elementos técnicos.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por sua vez, informou que, por volta das 8h50 de hoje a 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM) recebeu a informação sobre o rompimento parcial da barragem.
Segundo o CBMTO, o proprietário da estrutura relatou que o rompimento ocorreu em aproximadamente dois metros da crista da barragem, no momento em que era realizado o fechamento do vertedouro.
O Corpo de Bombeiros acrescentou que deslocou equipe para o local, com o objetivo de realizar primeira resposta, avaliar o cenário, verificar possíveis riscos à população e adotar as medidas necessárias de segurança. "O comando da 6ª CIBM mantém contato direto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponte Alta do Bom Jesus para o levantamento de mais informações e acompanhamento da ocorrência".

