O hábito de ler é uma ferramenta poderosa para a imaginação, o autoconhecimento e o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças. Mesmo com o estímulo desde a infância, algumas ainda apresentam resistência e perdem o interesse logo nas primeiras páginas. Pensando nisso, José Júnior, diretor nacional da Ensina Mais Turma da Mônica, rede referência em apoio escolar e desenvolvimento infantil que faz parte do Grupo MoveEdu, apresenta dicas de como estimular os pequenos a gostarem de fazer leituras sobre diversos temas.
Segundo uma pesquisa apresentada na 6ª edição da obra "Retratos da Leitura no Brasil", produzida e distribuída pelo Instituto Pró-Livro, 81% dos brasileiros passam o tempo livre na internet, e apenas 20% afirmam ler livros nos tempos de lazer. Quando cultivado na infância, o hábito da leitura pode servir como uma forma de entretenimento saudável, ampliando o vocabulário, fortalecendo o raciocínio e a criatividade.
Por que as crianças não gostam de ler?
Diversos fatores podem contribuir para a resistência da criança à leitura. Entre eles, a falta do hábito dentro do ambiente familiar, que faz com que os livros sejam vistos como algo chato ou até mesmo distante. Outro ponto é a associação desse hábito como uma obrigação escolar, ou seja, quando o ato de ler é entendido apenas como dever de casa ou preparação para avaliações, perdendo o caráter leve e prazeroso.
O excesso de estímulos visuais, como telas, vídeos e jogos, também pode influenciar negativamente, já que podem competir com a atenção e tornar a leitura mais lenta. Além disso, a falta de identificação com os temas pode gerar desinteresse. Os livros que não conversam com o universo da criança, dificilmente despertam curiosidade ou engajamento dos pequenos.
Benefícios da leitura na infância
Além da alfabetização, a leitura proporciona inúmeros benefícios, como desenvolver a imaginação, o vocabulário e o raciocínio lógico. Entre outras vantagens, essa prática também aumenta a concentração e a capacidade de interpretação de textual, ajuda na regulação emocional e no desenvolvimento de empatia. Quando realizada em família, a leitura pode até mesmo fortalecer o vínculo familiar.
Dicas práticas para estimular a leitura nas crianças
Ofereça temas que despertem o interesse
A escolha dos livros faz toda a diferença. Busque por obras com temas que chamem a atenção dos pequenos. Se a criança se interessar por animais, por exemplo, ofereça livros que abordam essa temática. Assim, a leitura se torna um ponto de conexão com o leitor.
Dê o exemplo
Leia com frequência. Quando a criança vê um adulto lendo, entende que a leitura também é um hábito durante a vida adulta. Pode ser um livro, receitas, revistas ou jornais. O importante é motivar o pequeno, mostrando que essa prática é algo natural e prazeroso.
Transforme a leitura em algo lúdico e divertido
Para deixar o momento especial para a criança, a leitura pode ser feita antes da hora de dormir ou durante os finais de semana. Para tornar a leitura em algo mais lúdico e divertido, os pais podem fazer vozes diferentes ou representações para cada personagem. Assim, o hábito deixa de ser uma obrigação e se torna uma brincadeira.
Crie um cantinho de leitura
Um espaço acolhedor, confortável, quieto e bonito incentiva os pequenos a frequentarem aquele ambiente de leitura de maneira espontânea.
Use a tecnologia como aliada
A tecnologia pode ser uma grande aliada, desde que o tempo de tela seja equilibrado com conteúdo de qualidade, utilizando esses recursos como complemento. Um bom exemplo são os audiobooks infantis, que combinam sons, textos e imagens, uma ponte entre o mundo da leitura e o universo digital.
Elogie e comemore o progresso
Valorize cada conquista, como terminar o livro, ler sozinho ou escolher a próxima história. Esses incentivos reforçam positivamente o hábito e aumentam a confiança.
Sugestões de leitura por idade
Para facilitar a identificação das crianças com as histórias e com a linguagem dos livros, José Junior indica algumas opções para cada faixa etária.
3 a 5 anos — Curiosidade e ilustração
“O Monstro das Cores” – Anna Llenas
“A Lagarta Comilona” – Eric Carle
“Cadê o Tatu?” – Sônia Barros
6 a 8 anos — Leitura com autonomia e imaginação
“O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint-Exupéry
“A Casa Sonolenta” – Audrey Wood
“Gildo” – Silvana Rando
9 a 10 anos — Aventura e identificação
“Diário de um Banana” – Jeff Kinney
“O Menino Maluquinho” – Ziraldo
Coleção “Os Karas” – Pedro Bandeira
11 a 13 anos — Tramas envolventes e reflexão
“Extraordinário” – R.J. Palacio
“As Crônicas de Nárnia” – C.S. Lewis
“A Bolsa Amarela” – Lygia Bojunga.
“Uma boa dica, é deixar a criança escolher a próxima leitura, afinal, com o envolvimento começa a curiosidade”, finaliza José Junior.

