Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação OAB/TO

Foto: Divulgação OAB/TO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) nomeou nessa segunda-feira (12), o advogado Bolívar Camelo Rocha, de 97 anos, no cargo de diretor de Valorização Histórica da instituição. Reconhecido como o advogado mais antigo em atividade no Tocantins, Bolívar passa a integrar oficialmente a diretoria da seccional, em um momento marcado por emoção, reconhecimento e respeito à história da advocacia tocantinense.

A nomeação simboliza não apenas a valorização da memória institucional da OAB, mas também o reconhecimento de uma trajetória marcada por dedicação ao serviço público, à Justiça e à advocacia ao longo de décadas. Ao assumir o cargo, Bolívar destacou a gratidão pelo convite e pela confiança da atual gestão.

“Neste momento, é com imensa alegria e gratidão que assumo um cargo na diretoria da OAB, a convite do presidente Gedeon, a quem sou profundamente grato pelo reconhecimento da minha dedicação ao longo de 22 anos de serviços prestados a esta instituição tão importante no cenário nacional”, afirmou.

Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga Júnior, a OABTO se fortalece ainda mais com a presença de um advogado histórico para a entidade em sua Diretoria.

Trajetória marcada por serviços relevantes

Com atuação decisiva na consolidação institucional do Tocantins após a criação do estado, Bolívar Camelo Rocha ocupou funções estratégicas no Executivo e no Judiciário. Em 1989, ano da criação da capital tocantinense, com sede inicial em Miracema, foi nomeado Diretor da Secretaria de Indústria e Comércio. No mesmo ano, assumiu o cargo de Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Tocantins, por nomeação do então presidente da Corte.

Em 1990, atuou como Assessor Jurídico do Desembargador Souza, durante o exercício da Presidência do TJ-TO. Já em 1993, exerceu a assessoria jurídica do Desembargador José Neves, quando este presidia o Tribunal de Justiça. Dois anos depois, em 1995, foi Assessor Jurídico do Desembargador Antônio Felix Gonçalves, participando ativamente da campanha do programa Comunidade Justiça e Ação, iniciativa voltada à aproximação do Judiciário com a sociedade.

No campo da magistratura alternativa, Bolívar foi nomeado, em 1996, por decreto judicial do Tribunal Pleno, para exercer o cargo de Juiz Leigo, iniciando os trabalhos na comarca de Porto Nacional. Dois anos depois, foi removido para a comarca de Palmas, onde permaneceu até ser alcançado pela compulsória. Ao longo da carreira, também exerceu por oito anos a função de Juiz Árbitro e por quatro anos atuou como Juiz Conciliador Árbitro da 1ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Palmas.

Legado humano e espiritual

Durante seu discurso, Bolívar Camelo Rocha ressaltou que sua trajetória vai além dos cargos ocupados, deixando um legado de valores e ensinamentos para a família e para todos que conviveram com ele ao longo da vida. “Ao longo da minha trajetória, deixo um legado de valores e aprendizados para meus filhos, netos, irmãos, parentes e amigos e, especialmente, à minha saudosa e querida companheira Bárbara, que esteve ao meu lado em todos os momentos, com apoio incondicional, principalmente nos períodos mais difíceis”, declarou.

O novo diretor também destacou a fé como elemento central de sua caminhada profissional e pessoal. Segundo ele, a busca constante por conhecimento, planejamento, disciplina e trabalho em equipe foram determinantes para os resultados alcançados ao longo dos anos. “Sempre busquei seguir o caminho traçado por Deus, que me guiou por diversas experiências e desafios, exigindo constante capacitação e crescimento”, afirmou, acrescentando que a formação de equipes qualificadas e comprometidas foi fundamental em sua atuação.

A nomeação do advogado Bolívar Camelo Rocha reforça o compromisso da OAB Tocantins com a preservação de sua memória institucional e com o reconhecimento daqueles que ajudaram a construir a história da advocacia e da Justiça no estado.