Fiéis católicos reuniram-se nessa quinta-feira, 22 de janeiro, para a visita ao memorial Padre Luso, para o Caminho da Fé, roteiro percorrido por devotos e visitantes interessados em conhecer a história do sacerdote e sua importância para Porto Nacional. A caminhada marcou o encerramento do Projeto Viva Padre Luso. A iniciativa reuniu fé, cultura e memória em uma programação especial que celebrou os resultados alcançados ao longo do projeto.
Durante a tarde, foi realizado o Caminho da Fé, que integra as ações do Projeto Viva Padre. O percurso apresentou aos romeiros pontos históricos ligados à trajetória do Padre, incluindo a igreja e outros espaços simbólicos, reforçando o valor religioso, cultural e turístico do local. A proposta foi mostrar, de forma viva e interativa, a história e o legado deixado pelo sacerdote, fortalecendo o vínculo da comunidade e dos visitantes com esse patrimônio.
Após a caminhada, os fiéis e turistas participaram de um momento especial em frente ao Casarão do Padre. No local, foi montado um espaço de acolhimento, conforme o convite divulgado pela organização, com comidas típicas da região, apresentações culturais e a socialização dos resultados do projeto. O encontro proporcionou integração entre os romeiros e celebrou a cultura local em um clima de confraternização.
Falecido aos 81 anos em 1987, Padre Luso se mistura com a história de Porto Nacional. A vida do religioso faz parte de um inquérito diocesano que pode transformar o pároco no primeiro santo do Tocantins.
Apresentações
À noite, a programação foi voltada para a comunidade, com apresentação de ações desenvolvidas no projeto. Um dos destaques foi a exposição do acervo em documentário do padre, com registros históricos e materiais importantes para a memória local, garantindo acesso e conteúdo para todas as gerações que virão a visitar. E o momento mais especial do evento foi o lançamento do Hino do Bondoso Padre, composição criada especialmente para homenagear a figura do sacerdote e eternizar sua importância espiritual e social para Porto Nacional.
Consolidado no calendário
Para a diretora Municipal de Turismo, Ângela Dantas, o Caminho da Fé, e o Projeto Viva Padre Luso, vão além da religiosidade. “Este evento já faz parte do calendário cultural e espiritual da cidade. Ele fortalece o turismo religioso, atrai visitantes e valoriza nossa história.”, enfatiza.
O encerramento do Projeto Viva Padre simbolizou não apenas o fim de uma etapa, mas o fortalecimento de um movimento de preservação histórica e valorização cultural do município.
Conhecer a história
A presidente da Associação Amigos de Padre Luso, Zulmira G. Cardoso, reforça a importância do memorial. “Quem visita o Memorial Padre Luso tem a oportunidade de conhecer de perto relíquias muito importantes da história dele. Lá é possível ver, por exemplo, a cadeira que o padre usava para ouvir as confissões, além de orações escritas por ele e diversos testemunhos de graças alcançadas pelos fiéis. Cada objeto carrega um significado especial e ajuda a manter viva a memória e a espiritualidade deixadas por Padre Luso”, destacou.
A iniciativa deixa um legado de reflexão e espiritualidade, unindo a comunidade em um gesto de respeito e carinho, destacando a importância do Padre para a história local e para a fé católica.



