Os agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) finalizaram nessa quinta-feira, 29, o Curso de Atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com foco nas mudanças e procedimentos de abordagem envolvendo a Lei Seca. O encerramento do curso se deu com uma blitz repressiva, em Palmas. A iniciativa já ocorreu também nos municípios de Gurupi e Araguaína.
Ao todo, os agentes do Detran/TO, em conjunto com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e Polícia civil, abordaram 465 veículos e realizaram 260 testes do bafômetro nas localidades onde ocorreram as operações. Na capital, os agentes abordaram 130 veículos, dos quais foram removidos dois automóveis e quatro motocicletas, além da aplicação de 89 testes do bafômetro.
O gerente de Fiscalização do Detran/TO, Enildo Leite, avalia positivamente o resultado da blitz e destaca que ações de combate à condução sob efeito de álcool serão fortalecidas.
“Estes números traduzem o nosso esforço em combater as infrações e crimes de trânsito relacionados à mistura de álcool e direção. Com este curso e treinamento prático, nós fortalecemos nosso trabalho em operações diárias e campanhas com o intuito de reduzir os índices de sinistros e mortes no trânsito em todo o estado”, destaca o gerente.
Dados detalhados
Dos testes realizados, houve uma recusa, e três condutores testaram positivo no teste do bafômetro. Dois condutores foram autuados por alcoolemia, que ocorre quando o equipamento detecta uma quantidade abaixo de 0,34 mg/L no organismo humano, configurando uma infração de trânsito de natureza gravíssima.
Um terceiro motorista foi enquadrado por crime de embriaguez ao volante, quando o etilômetro constata uma quantidade igual ou superior a 0,34 mg/L de álcool por litro de ar alveolar, conforme o art. 306 do CTB. Em Araguaína, dois condutores dirigiam embriagados quando foram abordados e, em Gurupi, os agentes identificaram um condutor em situação semelhante.

