Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação IFTO

Foto: Divulgação IFTO

O Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA). O curso é totalmente gratuito, assim como as inscrições, que podem ser realizadas até 1º de abril de 2026, por meio de formulário eletrônico disponível em portal.ifto.edu.br/palmas.

Com previsão de início das aulas no segundo semestre letivo de 2026, o programa será ofertado na modalidade presencial e tem como área de concentração Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade, vinculada à Área de Avaliação Engenharias I. O objetivo é formar profissionais qualificados para atuar em pesquisa aplicada e no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade e à melhoria do ambiente construído.

Ao todo, o edital disponibiliza 20 vagas, distribuídas igualmente entre as duas linhas de pesquisa do programa: Tecnologias Ambientais e Materiais, Processos e Gestão da Construção, com 10 vagas para cada linha.

Quem pode participar

Podem se candidatar profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou concluintes que comprovem a colação de grau antes da matrícula no mestrado. São aceitas formações nas áreas de Engenharias (Civil, Ambiental, Sanitária e Agronômica), além de licenciaturas e bacharelados em Biologia, Química e Geografia, bem como tecnólogos em Gestão Ambiental, Construção Civil e áreas afins às Engenharias I.

Processo seletivo

A seleção será realizada em três etapas, sendo:  Avaliação curricular (classificatória); Análise da proposta de pesquisa (classificatória e eliminatória); Entrevista e defesa da proposta de pesquisa (classificatória e eliminatória).

Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 7/2026, que apresenta o cronograma completo, a documentação exigida e demais orientações, disponível em portal.ifto.edu.br/palmas.

Tags: Educação, IFTO