Neste mês de abril, o CineSesc Tocantins traz a Mostra Memórias, Culturas e Territórios. Um convite à reflexão sobre o quão somos diferentes em nossas culturas e jeitos de ser e, ao mesmo tempo, experienciamos momentos historicamente similares em nossos espaços territoriais. Para celebrar essa diversidade, nossa curadoria selecionou obras do Brasil, Estados Unidos, Finlândia e Cuba.
Em cartaz estão A Queda do Céu (2024), Amazônia - A Nova Minamata? (2024), Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal (2023), Eu Vou para Santiago (1964), Uma Ilha para Miguel (1968), Na Outra Ilha (1968) e Folhas de Outono (2023).
As sessões são gratuitas, sempre às 19h30, e acontecem no CineSesc do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes e Centro de Atividades Sesc Gurupi.
Confira abaixo a programação completa:
A Queda do Céu (2024)
Data: 02/04
Direção: Erick Rocha e Gabriela Cunha
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 108 min
Sinopse: Baseado nas palavras poderosas do xamã e líder yanomami Davi Kopenawa, o documentário retrata a comunidade Watoriki durante o importante ritual funerário reahu, um esforço coletivo para segurar o céu. O filme funciona como uma contundente crítica xamânica ao garimpo ilegal e à mistura mortal de epidemias trazidas pelos forasteiros, chamadas de “xawara”. Colocando em primeiro plano a beleza da cosmologia yanomami e dos espíritos xapiri, além de destacar sua força geopolítica, o longa-metragem nos convida a sonhar longe.
Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal (2023)
Data: 09/04
Direção: Raven Jackson
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 97 min
Sinopse: Décadas da vida de uma mulher no Mississippi são retratadas de forma lírica, em um retrato envolvente e ricamente detalhado. Uma verdadeira e sensível homenagem às gerações de pessoas e lugares que nos moldam.
Amazônia, a Nova Minamata? (2024)
Data: 16/04
Direção: Jorge Bodanzky
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 75 min
Sinopse: Este documentário acompanha a saga do povo munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia.
Sessão especial - Sara Gómez
Data: 23/04
* Nesta data, os curtas a seguir serão exibidos em sequência
Eu Vou para Santiago (1964)
Direção: Sara Gómez
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 16 min
Sinopse: Através de imagens históricas, Sara Gómez revela a vida cotidiana afro-cubana na cidade portuária de Santiago de Cuba, realizando um retrato vívido e afetuoso do local e de seu povo.
Na Outra Ilha (1968)
Direção: Sara Gómez
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 41 min
Sinopse: Sara Gómez realiza retratos individuais dos habitantes da Ilha de Pinos (atualmente conhecida como Ilha da Juventude), em Cuba. As pessoas contam suas histórias, compartilham pensamentos e discutem temas sociais.
Uma Ilha para Miguel (1968)
Direção: Sara Gómez
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 20 min
Sinopse: Sara Gómez documenta o cotidiano da Ilha da Juventude, localizada em Cuba, com foco nas discussões sobre os problemas da construção, da escola e das atividades de lazer dos jovens em 1968. A cineasta contextualiza essas imagens com o pensamento de Frantz Fanon sobre a construção de uma nação por meio da descolonização. No filme, acompanhamos um jovem em situação de risco chamado Miguel, que é enviado para Havana como parte de um programa de reeducação do governo.
Folhas de Outono (2023)
Data: 16/04
Direção: Aki Kaurismäki
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 81 min
Sinopse: O longa acompanha a história de Ansa, uma estoquista de supermercado, e Holappa, um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos, mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.
