Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Chegam à mais nova capital do país pessoas atraídas pelo sol exuberante, riquezas naturais e carnaval fora de época.

Ao primeiro contato ficam impressionadas com a organização e formas simétricas da urbanização, sempre com muito verde. "Não imaginava que a cidade fosse tão bonita e com avenidas tão grandes", diz dona Ismênia Aguiar paulistana que veio visitar parentes. Para o empresário Geraldo Santos a cidade avançou "Sou de Goiânia, vim a Palmas a mais de oito anos. Desta vez vim acompanhando meu filho que vai ficar para o Palmas Folia, a cidade mudou muito e para melhor, gostei muito da praia da Graciosa".

As praias de Palmas continuam sendo o principal atrativo turístico da cidade, principalmente na alta temporada. Muitos empregos são gerados e o comércio em bares e quiosques fica bastante aquecido. Uma preocupação da atual administração tem sido com a questão da segurança nas áreas de banho, é que recentemente em decorrência de alimentos que os banhistas jogam na água muitos ataques de piranha aconteceram.

Para solucionar o problema foram instaladas redes de proteção na área dos banhistas na praia do Prata, a que vinha tendo maior número de ocorrência até então. Com isto espera-se resolver definitivamente esta questão, para que o sucesso das futuras temporadas seja ainda maior.

Qualidade da água

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Semact) divulgou o boletim do Programa "Balneabilidade das Praias", que consiste em verificar as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e ao lazer. A conclusão é que estão todas em plenas condições de lazer.

As coletas de monitoramento foram realizadas nas praias do Prata, Graciosa e das Arnos e as amostras foram colhidas a uma profundidade média de 1m, onde se encontram a maioria dos banhistas. As amostras de água foram encaminhadas para análises microbiológicas para a verificação da existência de coliformes fecais.

Segundo esse primeiro boletim semanal divulgado pela Semact, dentro dos padrões da resolução 274/200 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, as praias da Capital foram classificadas como Próprias para atividades de recreação. Este resultado proporciona uma temporada de férias tranqüila e saudável para os freqüentadores das praias da Capital.