Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Biasio:

As duas palavras que iniciam esta manchete são vestimentas que se assentam bem aos dois sócios da Infortel Telecomunicações LTDA, Juarez Antonio Biasio e Orlando dos Santos Martins. O primeiro contabilista por formação, natural de Concórdia, cidade de Santa Catarina, o outro, Paranaense de Terra Roxa e recém formado em Engenharia Elétrica.

Inicialmente em comum entre os dois apenas a vontade de empreender na mais nova capital do Brasil, acreditavam no potencial da cidade e tinham a idéia de um canteiro de obras. Assim, em 1992 desembarcaram em Palmas ainda sem se conhecer, Juarez vinha de Formosa, cidade de Goiás para onde se migrara anos antes. Chegando à capital trabalhou em um hotel, depois em uma empresa de contabilidade e finalmente em uma empresa de informática e telefonia, onde conheceu Orlando.

Em janeiro de 1994, depois que a empresa em que trabalhavam faliu, ficaram sem saber o que fazer. Tiveram então a idéia de iniciar um negócio próprio no mesmo ramo de atividade. Foi aí que surgiu a Infortel. Como já eram conhecidos, aproveitaram parte da clientela da empresa que acabara de fechar as portas.

Juarez conta que no início não foi fácil, começaram do nada, locaram uma sala no segundo piso do Centro Comercial Wilson Vaz, mas não tinham sequer linha telefônica, “concertava um aparelho e descia lá embaixo para testar na linha telefônica duma bicicletaria; na época comprar uma linha de telefone da antiga Telegoiás era muito caro, não tínhamos condições, mais tarde alugamos uma por meio salário mínimo mensal”.

Com o passar do tempo “começou sobrar um dinheirinho”, conta Juarez, foi ai que compraram duas bicicletas, “elas foram nosso primeiro meio de locomoção, que compramos para levar os materiais, depois compramos um fusquinha que vendemos e compramos um Uno, hoje temos também duas motos que são utilizadas por nossos funcionários”. Juarez informa que quando chegou a Palmas, mesmo não contando com capital para abrir uma empresa nunca deixou de sonhar em ter o negócio próprio, queria ter uma vida diferente, diz.

A Infortel hoje conta com um bom leque de clientes e continua crescendo, graças à persistência e parceria dos dois empreendedores. Na sociedade as ações são iguais, quando um não está presente o outro decide e tem total respaldo. A atividade principal da empresa é a venda e manutenção de equipamentos de telefonia, estabilizadores, nobreaks, etc. Além de empresas privadas atendem também o governo e instituições bancárias através de serviços terceirizados.

Segundo os sócios o mercado de informática e telecomunicações continua em expansão, como a Infortel é representante autorizada da Intelbrás e esta empresa vai entrar no segmento de monitoramento e segurança, esperam até o final do ano também estar atuando com estas atividades.

Depois de vários anos morando em Palmas e com negócio próprio, Orlando se diz satisfeito, “me considero tocantinense e tenho orgulho de ser empreendedor na mais nova capital do país”. Este sentimento de tocantinense também é partilhado por Juarez que diz estar totalmente adaptado, física e culturalmente, pois já se acostumou com o calor e gosta de pequi com arroz e frango, prato típico da culinária regional.

 

Umberto Salvador Coelho