Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Se você não estiver tentando burlar as regras de segurança da empresa, utilize a senha do administrador do PC ou faça uso de ferramentas de terceiros

Dúvida da leitora Isabel Santos, recebida por e-mail

"Estou precisando urgentemente de uma ajuda. Aqui na empresa temos um computador simples que era usado por um funcionário que foi demitido. Só que ao ligar o PC é solicitada uma senha de inicialização do Window, que não temos. Como fazer para retirar essa senha sem formatar o computador?"

PC WORLD: Esse é um problema muito comum e que também pode afetar usuários em outras situações, por exemplo, no caso do esquecimento da senha, e em algumas situações, é possível resolver o problemas.

Senha de login do Windows XP

Se este for o caso, tente se logar com outra conta com privilégios de administrador. Pode haver uma conta instalada como "Dono" (geralmente sem senha, quando se compra o PC).

Qualquer usuário registrado nesse computador que tenha o perfil de administrador tem a permissão de "resetar" a senha de qualquer outra conta.

Se não estiver usando a tela de login do XP (aquela com as indicações de cada usuário), é possível se logar com a conta chamada "Administrador", que é oculta na tela de login do XP.

Se estiver usando a tela de login, tente pressionar Ctrl + Delete para chegar à tela no estilo NT, que permite a você digitar o nome de usuário.

Ferramentas externas

Há situações em que não existe outra conta no PC ou as que existem não possuem privilégios de administrador.

Nesse caso, uma alternativa é tentar utilizar utilitários desenvolvidos por terceiros. Um deles é o Caso não haja outra conta, será preciso usar ferramentas terceirizadas para reiniciar a senha, como o Ophcrack: usando outro PC, baixe o software gratuito em ophcrack.sourceforge.net (http://ophcrack.sourceforge.net/ ) e grave-o num CD.

Faça boot a partir deste disco e espere o Ophcrack funcionar. Com base numa extensa tabela de senhas, ele pode recuperar a maior parte dos códigos secretos em questão de minutos, para todas as contas do PC.

Outra alternativa é fazer uso de alguns softwares que reiniciam as senha de um sistema. Essa é uma saída extrema porque envolve risco de perda de dados.

O Offline NT Password & Registry Editor e o Emergency Boot CD são gratuitos. Ambos estão em inglês, mas prometem reconfigurar a senha do Windows.

Senha da BIOS

Caso o problema esteja relacionada à senha da BIOS, ou seja, nem o Windows foi carregado ainda, o problema é um pouco mais complexo, em função de qual BIOS o sistema possui e quem a fabricou.

Um alternativa é tentar usar senhas de "invasão", como as listadas no Tech FAQ, também em inglês.

Se nenhuma delas funcionar – é possível que a BIOS do equipamento não esteja listada lá – você pode tentar reiniciar o CMOS.

Este procedimento varia de máquina para máquina, pois envolve não só a remoção da bateria que fica na localizada na placa-mãe como um ajuste em jumpers da placa. O melhor a fazer é consultar o manual (ou site) do fabricante do seu PC para obter os passos precisos de como fazer isso.

PC WORLD