e planejar as ações para o ano 2007/2008. Estiveram presentes no encontro representantes do governo do Estado e alguns vereadores da Capital.
Durante a reunião, o prefeito Raul Filho apresentou algumas novidades para os produtores, como o projeto de piscicultura a ser implantado na Capital e a reunião entre produtores e gestores escolares do município para incorporação de produtos da região na merenda escolar. "Nosso intuito é unir forças com a comunidade rural, fortalecer as ações desenvolvidas e implantar novas alternativas de crescimento e geração de renda no campo", afirma o prefeito.
O presidente da Associação de Chacareiros do Jaú Sexta Etapa, Adelino dos Santos, avalia a iniciativa da prefeitura como positiva e explica que desde o início de sua gestão o prefeito buscou ouvir os produtores antes de implementar as ações. "Nesta gestão nada é colocado de cima para baixo. Sempre fomos consultados pelo prefeito e seus secretários quanto às ações na zona rural", enfatiza o produtor.
Durante o evento, os presidentes das associações entregaram ao prefeito e às autoridades presentes uma carta de agradecimento citando todas as ações implementadas no setor rural como, por exemplo, a doação de 4000 toneladas de calcário e o preparo de solo em mais de 1200 propriedades.
Os produtores encaminharam também uma lista de demandas que, segundo eles, são cruciais para o bom andamento do ano agrícola 2007/2008. "Estamos felizes por perceber que as respostas dos secretários às nossas demandas são positivas e que a maioria das ações já estava sendo viabilizada pela prefeitura através de suas pastas e de parcerias com o Governo do Estado" explica o presidente da Associação de Produtores Rurais Francisco Galvão, Eurijan Martins.
Benefícios já realizados na zona rural de Palmas:
- Instalação de unidades de transferência de tecnologia na zona rural;
- Preparo do solo em 1.030 propriedades em 2005; em 2006 foram beneficiadas 1250 propriedades com preparo de 2500 ha;
- Doação de 4.500 toneladas de calcário em parceria com Governo Estadual;
- Abertura de 133 cacimbas nas regiões mais secas;
- Assistência técnica, com a realização de cursos, palestras e reuniões na zona rural;
- Parceria com o Ruraltins/Palmas na confecção de mais de 500 projetos para o Pronaf, contabilizando um montante de cerca de R$ 5 mi;
- Mobilização e alimentação dos produtores para participação na Agrotins nos anos de 2005, 2006 e 2007, em parceria com o Governo do Estado;
- Apoio na construção do Laticínio da Ascabras;
- Tratores de esteira para desmatamento no Assentamento Entre Rios;
- Realização dos Jogos Rurais com 12 equipes inscritas.
- Doação de mudas frutíferas no Programa Prefeitura nos Bairros;
- Doação de kits para hortas caseiras em parceria com o Ruraltins;
- Criação da Feira do Produtor de Palmas;
- Doação de terreno para implantação do Ceasa;
- Doação de terreno para abatedouro de pequenos animais;
- Cheques moradia para a zona rural;
- Reforma das feiras da Capital;
- Ampliação da Feira da 304 Sul (em fase de planejamento);
- Reforma da queijaria do Setor Santa Fé, transformada em fábrica de biscoitos caseiros;
- Construção da horta comunitária do Jardim Taquari e manutenção das hortas comunitárias da Capital;
- Abertura de 4 poços artesianos na zona rural;
- Criação da sala de apoio aos produtores rurais com internet, videoteca, computador, telefone e funcionários aptos a auxiliar o produtor;
- Capacitação de 60 pequenos produtores em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos;
- Inspeção em empresas que manipulam alimentos de origem animal e vegetal;
- Implantação de lavoura comunitária em Buritirana onde 28 famílias produziram 700 sacas de 40 kg de arroz da variedade Primavera.
Ascop