Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Um comboio de carros-pipa se deslocará a partir desta sexta-feira, 17, para o Sudeste do Tocantins, onde se localizam as cinco cidades mais afetadas pela seca histórica que afeta a região. A informação é do secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira, que está há dois dias acertando o esquema operacional que vai permitir a distribuição de água na zona rural dos municípios de Conceição do Tocantins, Paranã, Arraias, Taipas e Ponte Alta do Bom Jesus. "Esta é uma determinação do governador Marcelo Miranda, para que possamos atender imediatamente a carência básica de água para dessedentar pessoas e animais" informou o secretário.

Cada cidade receberá dois caminhões pipa, que vão trabalhar nas áreas críticas identificadas pela equipe da secretaria, que trabalhou com apoio de uma aeronave do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins naquela região na última semana. "Identificamos as regiões onde o problema é mais grave, e de posse deste relatório entendemos a necessidade de agir imediatamente", explicou Pedreira. Segundo o secretário, o trabalho será acompanhado por duas equipes de engenheiros da SRHMA e do Dertins – Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins que trabalharão em conjunto com o pessoal da Defesa Civil, que já se encontra na área trabalhando na distribuição de cestas básicas. "Estamos pedindo que sejam providenciados tambores de plástico para aquelas famílias que não têm recipiente próprio para acondicionar esta água", adiantou Pedreira.

Até esta segunda-feira, 20, estarão na região 10 carros-pipa, com apoio de veículos liberados pelo gabinete do governador para fazer a reposição de combustível. "Esta ação não tem prazo determinado para acabar, nossa missão é socorrer estas famílias, permitindo que elas permaneçam em suas casas na zona rural", adiantou o secretário.

A médio prazo, a solução para estes períodos mais duros de seca será a escavação de poços artesianos. Segundo Pedreira, não ocorria uma seca com estas características desde 1999. "Estamos em processo de licitação para a contratação de um estudo hidro-geológico que vai indicar os aqüíferos da região. Só de posse deste levantamento será possível definir com segurança os locais para escavação destes poços artesianos", concluiu.

As primeiras cidades a receber atendimento emergencial serão Paranã e Arraias. Neste sábado, 18, começa o atendimento à Conceição do Tocantins e Ponte Alta do Bom Jesus. Até a segunda-feira, as cinco cidades estarão com os caminhões em operação.

Secom