Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O período de inscrição para o concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e do Quadro de Oficiais Especialistas (QOBM-E) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins encerra nesta segunda-feira, 10 de setembro, às23h59min. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio dos sites www.bombeiros.to.gov.br ou www.unitins.br.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, o boleto bancário do Banco do Brasil deve ser impresso e quitado. Com o pagamento, o candidato efetiva sua participação no certame. A taxa é de R$ 60,00 para os candidatos ao CFO e de R$ 80,00 para os candidatos ao QOBM/E. São oferecidas 10 vagas para o CFO (nível médio), 8 para engenheiro civil, 1 para engenheiro ambiental e 1 para engenheiro eletricista.

O concurso será dividido em cinco etapas: prova intelectual, que será realizada pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins; teste de aptidão física; exames psicológicos; avaliação médica e odontológica; e investigação social e da vida pregressa dos candidatos. A partir da segunda etapa, o próprio Corpo de Bombeiros fará a seleção.

Retificação

O Presidente da Comissão do Concurso Público, coronel David Gomes Pacine, retificou o Edital nº 01/2007/CFO/QOBM-E/CBMTO, por meio do Edital nº 03/2007/CFO/QOBM-E/CBMTO. O novo edital altera a redação dos anexos III-A1, sobre a prova de flexão de braço no solo com quatro apoios para candidatos do sexo masculino; do anexo III-A2, que fala sobre a prova de flexão de braço no solo com seis apoios para candidatas do sexo feminino; e do anexo VI-B, dos critérios de saúde bucal e exame requerido para aprovação.

Exame intelectual

A prova intelectual será realizada no dia 23 de setembro de 2007, com duração de quatro horas, com início às 14h (horário oficial de Brasília/DF), em Palmas. Para ter acesso ao local da prova, o candidato deverá apresentar o documento original de identidade e o comprovante original do pagamento da taxa de inscrição. O candidato deve chegar 30 minutos antes do início da prova, portando lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica (azul ou preta).

O exame intelectual do CFO terá 60 questões objetivas, com proposições de múltipla escolha, sendo apenas uma correta, com peso total de 80 pontos e uma redação em Língua Portuguesa, equivalente aos 20 pontos restantes. Serão 10 questões de Língua portuguesa e 10 de atualidades e conhecimentos regionais, todas com peso 1; as disciplinas de Química e Física terão 13 questões cada e Matemática/ Estatística Básica, 14 questões, todas valendo 1,5 ponto.

Os candidatos ao posto de oficiais especialistas em Engenharia também farão prova com 60 questões objetivas e redação. Serão 14 questões de Língua Portuguesa (peso 1), 10 de atualidades e conhecimentos regionais (peso 1,2), 20 de conhecimentos específicos (1,5) e as 16 restantes serão sobre normas pertinentes ao Corpo de Bombeiros para os engenheiros civis e elétricos e de legislação ambiental para os engenheiros ambientais, com peso individual de 1,5 ponto. A redação terá pontuação máxima de 20.

Em ambos os casos, a redação só será corrigida se o candidato obtiver pontuação mínima de 50% nas questões objetivas. Na redação, o candidato deve ter nota igual ou superior a 10 para se habilitar às demais fases.

OBS.: O EDITAL ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NA MATÉRIA SOBRE RETIFICAÇÃO NO SITE www.bombeiros.to.gov.br.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar

Tags: Estado, Tocantins