Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

–Com o objetivo de incentivar o consumo de verduras e legumes para fortalecer a alimentação das famílias carentes, o Governo do Estado, por meio da Seagro –- Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, lançou, em Combinado, município a 464 km de Palmas, nesta terça-feira, 11, na Câmara Municipal daquela cidade, o programa ‘Quintal Verde’.

O programa leva aos agricultores familiares e famílias carentes condições de produzirem hortaliças para o consumo, com a possibilidade de venda do excedente. Para isso, foram distribuídos kits com as sementes, onde o Ruraltins presta assistência técnica sobre plantio, adubação e cuidados àquelas famílias beneficiadas.

Durante o lançamento do Quintal Verde, o chefe da ULES - Unidade Local de Execução de Serviços do Ruraltins de Almas, João de Albuquerque Filho, falou para os agricultores presentes sobre o manejo e cobertura da horta, fornecendo assistência técnica coletiva ao grupo.

Atualmente, são assistidos pela ULES de Combinado 300 agricultores familiares, deste e dos municípios de Lavandeira e Novo Alegre. Segundo o chefe da ULES de Combinado, Glauco Rafael da Costa Madureira, a meta deste ano é distribuir os kits a todas estas famílias, já que estes municípios são carentes e as pessoas estão criando o hábito de comer verduras depois do incentivo do Quintal Verde.

Após o lançamento do programa, todos os presentes visitaram a propriedade do agricultor José Eduardo, a 4 km de Combinado, para verem o sistema de irrigação que ele mesmo criou com garrafas peti. Na oportunidade, o vice-presidente do Ruraltins, Ézio Silva, parabenizou o agricultor pela criatividade e preocupação em estar contribuindo para a preservação do meio ambiente. Na ocasião, José Eduardo recebeu do vice-presidente o kit do Quintal Verde representando os demais agricultores daquela região. (Secom)