Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A semente de grãos de qualidade produzida nas várzeas tropicais tocantinenses ganha espaço no cenário nacional. O alto índice de produtividade foi apresentado para todo o Brasil, na manhã desta sexta-feira, 14, no estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, e veiculado pelo Canal Rural. O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, e os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão João Kluthcouski e Homero Aidar apresentaram as principais potencialidades de grãos como feijão, milho; do arroz (cereal), entre outros. A meta é produzir semente de qualidade para atender à demanda do país, Ásia e Europa.

Nas entrevistas, o foco principal girou em torno da alta tecnologia aplicada no plantio dos grãos. Entre as principais vantagens desta produção destaques para a alta resistência a doenças, o aumento da produtividade e o baixo custo. Segundo Homero Aidar, pesquisador da tecnologia no Tocantins, os benefícios são vantajosos. "A semente da várzea tocantinense apresenta mais qualidade produtiva do que de outras regiões do país, por agregar valores genéticos mais sustentáveis, além de reduzir o custo em torno de 50%", ressaltou.

O pesquisador João Kluthcouski destacou que atualmente a semente de feijão é considerada de alta qualidade produtiva. Ele disse ainda que pretende produzir outras sementes resistentes para atender ao consumo interno e outros mercados no exterior. "Atualmente já exportamos sementes para algumas regiões brasileiras e também Portugal. Mas queremos ainda investir em sementes de girassol, amendoim, melancia, entre outras culturas", projetou.

Sahium fez uma explanação abordando os investimentos do governo do Estado para o desenvolvimento da produção de sementes sadias no Tocantins. "Queremos transformar o Tocantins num pólo de produção de grãos de boa qualidade. Para tanto, estamos investindo em novas tecnologias em parceria com a Embrapa, Unitins Agro e Universidades, para melhorar o sistema produtivo neste setor", enfatizou o secretário.

Sahium falou ainda da necessidade de firmar parceria para criar uma associação de produtores de sementes no Tocantins. "Com isso queremos organizar melhor a cadeia produtiva com selo de qualidade. Assim será mais uma ferramenta de garantia para alcançar outros mercados", afirmou.

Produção de grãos

De acordo com levantamento realizado pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, a safra de grãos referente a 2006/2007 teve um aumento expressivo no Tocantins. A produção de feijão aumentou em quase 100%, o milho 68% e o arroz 54%.

Elmiro de Deus