Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

de 19 a 22 de setembro, em Gurupi, atividades voltadas para o aumento da criação. Na programação constam exposição de animais, palestras e o II Seminário do Tocantins.

Nos quatros dias, os animais estarão à mostra no parque de exposição da cidade. O resultado do julgamento e a premiação dos animais serão divulgados no dia 22, a partir das 8h30. O evento conta também com a comercialização de animais melhorados geneticamente.

O incentivo à criação da ovinocaprinocultura tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor no Tocantins, mostrar as potencialidades genéticas e a comercialização de animais de raça. Durante a programação, representantes de quatro associações estarão traçando o plano de ação 2008/2011.

Seminário

Na quinta-feira, 20, acontece no auditório da Unirg – Universidade Regional de Gurupi, o II Seminário Estadual e I Encontro de Planejamento das Associações de Ovinocaprinocultura. No seminário serão abordados temas voltados para políticas públicas para o desenvolvimento da criação no Tocantins e terminação de barragens. Na oportunidade, a Aspago – Associação Paulista de Criadores de Ovinos apresentará experiências adquiridas no setor. Outras quatro associações do Estado também apresentarão resultados da criação.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer as técnicas genéticas de criação no laboratório móvel que vai estar disponível durante os quatro dias.

Dados

Segundo dados da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, o Tocantins possui 96 mil animais, sendo 16 mil caprinos e 80 mil ovinos. Cerca de 80% da carne de caprino e ovino consumida no Tocantins são importadas, o que significa que tem um grande mercado para comercialização da carne do Estado.

Secom