Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O abono salarial e os rendimentos do PIS (Programa de Integração Social) para quem nasceu em dezembro começarão a ser pagos pela Caixa Econômica Federal na terça-feira (25). A previsão é liberar R$ 220 milhões para 593 mil trabalhadores.

Até 30 de junho de 2008, segundo a Caixa, está previsto o pagamento de 11,7 milhões de abonos, com crescimento de 17,75% em relação ao calendário anterior. O saque pode ser feito com Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui.

O abono, no valor de um salário mínimo (R$ 380), é pago a quem estiver cadastrado no PIS/Pasep até 2002 e tenha trabalhado em 2006 por no mínimo 30 dias com carteira de trabalho assinada, com rendimento médio de até dois salários mínimos mensais.

Já os rendimentos do PIS, de acordo com as regras do Ministério do Trabalho e Emprego, estarão disponíveis aos cadastrados no programa até 4 de outubro de 1988, desde que ainda possuam saldo de quotas.

A Caixa informa ainda que o saque das quotas pode ser solicitado por motivo de aposentadoria, reforma militar, invalidez permanente, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV, neoplasia maligna (câncer) do titular ou de seus dependentes, morte do participante, e benefício assistencial a pessoa portadora de deficiência e ao idoso.

Agência Brasil