Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, liberou os gabaritos definitivos da primeira etapa do concurso público para o CFO - Curso de Formação de Oficiais e do QOE - Quadro de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. A prova foi realizada no último domingo (23/09), em Palmas, por 885 candidatos. O resultado dos aprovados e classificados nesta fase está previsto para segunda-feira, 1º de outubro.

As provas objetivas contiam 60 questões com proposições de múltipla escolha, com peso total de 80 pontos. Na prova para o CFO foram anuladas as questões 9 (Língua Portuguesa), 11 e 16 (Matemática) e 55 (Química) e houve alteração nas questões de Língua Portuguesa nº 2, passando para a alternativa "A" e de Atualidades nº 33, cuja opção passa a ser "D". A prova para os especialistas em Engenharia Civil e Eletricista, foram anuladas as questões 14 (Língua Portuguesa), 31, 34 e 36 (Normas) e a resposta da pergunta nº 37 de Normas passou para a opção "E". No gabarito de especialistas em Engenharia Ambiental a questão de Língua Portuguesa nº 14 foi anulada.

Os 20 pontos restantes da prova intelectual serão completados pela nota da redação. Serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançaram no mínimo 50% de pontos nas questões objetivas. A nota da redação deverá ser deve igual ou superior a 10 para que o candidato se habilite às demais fases.

Próximas fases

As demais etapas do concurso serão realizadas pelo próprio Corpo de Bombeiros. Os 60 candidatos aprovados e classificados nesta etapa estarão aptos a participar do teste de aptidão física, previsto para os dias 4 e 5 de outubro, com caráter eliminatório, tendo como objetivo verificar a capacidade mínima necessária para suportar as exigências práticas do CFO, bem como as exigências próprias do cargo.

O concurso também terá exames psicológicos, com caráter eliminatório, que serão realizados nos dias 18 e 19 de outubro; avaliação médica e odontológica, realizadas por Junta de Saúde composta de profissionais da área, no dia 8 de novembro, ambas com caráter eliminatório, determinando se os candidatos estão aptos ou inaptos; e a investigação social e da vida pregressa dos candidatos, que ocorrerá durante todo o processo seletivo. Para estar apto ao cargo, o candidato deve estar devidamente aprovado em todas as etapas do concurso público e classificado dentro do número de vagas oferecido. O resultado final do certame está previsto para 20 de novembro.

Os gabaritos definitivos podem ser conferidos nos sites www.bombeiros.to.gov.br

e www.unitins.br.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar

Tags: Estado