Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores nascidos em janeiro começa amanhã (9) em todo o país. O calendário 2006 teve início em agosto e terminará em junho do ano que vem. O abono tem o valor de um salário mínimo (R$ 380) e deve ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego, o calendário 2006 do PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) beneficiou, de julho até o final de setembro, mais de 8,7 milhões de trabalhadores de baixa renda, de um total de 13,9 milhões de identificados.

Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono do PIS devem observar o cronograma de pagamento, que se encerra em 30 de junho de 2008. Para recebê-lo, o trabalhador precisa estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira profissional durante pelo menos 30 dias no ano passado, assinada por empregadores cadastrados no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e ter recebido neste período, em média, até dois salários-mínimos.

Para sacar o abono, é preciso estar com a carteira de identidade e comprovante de inscrição no PIS. Os trabalhadores que possuem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada na Caixa também poderão retirar o benefício nos terminais eletrônicos do banco, nas casas lotéricas e nos postos do Caixa Aqui.

Agência Brasil