Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Lançado em maio deste ano no III Salão do Livro do Tocantins, o livro de poemas Acerto de Contas, do tocantinense Antonio Rezende, vem despertando nacionalmente o interesse de leitores e da crítica como obra de conteúdo poético denso e significativo.

O poeta está entre os convidados especiais que vão expor e autografar livros na I Feira do Livro de São Luís, de 18 a 27 de outubro, e participa de recital na divulgação do resultado do Prêmio Gonçalves Dias, de incentivo a novos escritores, dia 27, na mesma cidade. Já em Teresina, também como convidado especial, Rezende lança seu livro de poemas na abertura do Salão Internacional de Humor, que acontecerá de 5 a 11 de novembro.

Outra boa notícia é que o livro do poeta tocantinense está sendo traduzido para o francês pela educadora e fotógrafa Elisabeth Delquignie e poderá ganhar brevemente uma edição para publicação na França. É a poesia tocantinense rompendo fronteiras.

O poeta e jornalista diz que a repercussão positiva é fruto de um trabalho articulado de interação com outros escritores e de divulgação da obra nacionalmente, numa série de lançamentos e recitais em várias capitais brasileiras.

Ainda para este ano estão programados também lançamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Todos os lançamentos acontecem com recitais em que o forte é a participação coletiva, envolvendo parceiros de poesia falada e da área musical.

Acerto de Contas tem apresentação do cantor e compositor Zeca Baleiro, prefácio do historiador Otávio Barros e depoimentos dos poetas Fernando Abreu, Celso Borges e Gilson Cavalcante. Plasticamente bem ilustrado com fotografias em preto e branco (Rezende é fotógrafo amador), o livro tem 112 páginas e foi todo impresso em papel reciclado, o que demonstra a responsabilidade social do projeto gráfico.

 

Marília Oliveira