Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A criação de peixe no Tocantins ganha espaço para atender o mercado consumidor. A Indústria Pesqueira Aliança Tocantins vai construir um frigorífico de peixe no município de Aliança doTocantins. O início das obras está previsto ainda para este ano. O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, esteve neste final de semana com um dos empresários, Edivaldo Martins, conhecendo o projeto de construção do frigorífico.

O empreendimento pode ser concluído no segundo semestre de 2008, em uma área de 1.600 metros quadrados. Inicialmente, o frigorífico terá capacidade para processar 10 toneladas de peixe por dia. Em pleno funcionamento, a expectativa é aumentar para 20 toneladas/dia.

Segundo Martins a produção de peixe será adequada aos padrões de qualidade da carne. A nossa meta é colocar um produto de aceitação no mercado. Pretendemos atender a demanda interna, mas também exportar o nosso produtor para outros países, projetou.

Produção

A empresa vai implantar o sistema de criação de peixe integrado, para beneficiar os produtores rurais da região. Inicialmente possui cerca de 60 produtores interessados em investir na produção de peixe.

Alevinos

O projeto Alevinos Surubim, instalado no município de Santa Rita do Tocantins, será parceiro da empresa para o fornecimento de alevinos. Atualmente o projeto tem capacidade para produzir cerca de 5 milhões de alevinos das espécies de pirarucu, tambaqui, tabatinga, tucunaré, entre outros.

Fonte: Secom