Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Buscando humanizar os serviços prestados à comunidade, o Hospital de Referência de Gurupi (HRG), começou hoje, 22, e vai até quinta-feira, 25, o curso de Promoção e Manejo do Aleitamento Materno. Esta etapa do curso é destinada a servidores do HRG e está sendo realizado no auditório do Pronto Atendimento, localizado na Rua 08, esquina com a Av. Pernambuco, no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às17h00, bem como, das 19h30 às 22h00.

A nutricionista Ivandra Mari Roieski e a fonoaudióloga Flávia Ferreira Frota, farão a abertura do evento com uma explanação sobre a implantação do projeto Hospital Amigo da Criança. Logo em seguida discorrerão sobre o aleitamento materno e sobrevivência infantil e prática clínica sobre a questão de bebês que recusam o peito. Nos demais dias do curso será abordada a temática referente a problemas precoces nas mamas, baixa produção de leite e problemas tardios nas mamas, bem como, às questões envolvendo bebês que exigem cuidados especiais.

De acordo com o diretor do HRG, Olegário de Souza Lima, o curso é destinado a capacitar os profissionais que atuam na unidade hospitalar buscando atender, também, às normas para ter o seu credenciamento na "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" – IHAC, cuja ação em todo mundo é viabilizada pelo Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Entre as primeiras ações dentro da IHAC está a amamentação do bebê após cortar o cordão umbilical, estimulando a troca de calor entre mãe e filho. Redução dos custos com internação, medicamentos, material de consumo hospitalar e pessoal, aumento do espaço físico com a eliminação dos berçários etc,também fazem parte do programa.

O credenciamento como Hospital Amigo da Criança se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. A partir daí, a rotina de trabalho gira em torno da promoção do aleitamento materno e da conseqüente redução da mortalidade infantil. Nos Hospitais Amigo da Criança também é estimulada a coleta de leite humano para doações.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Zacarias Martins

Ascom/HRG

Tags: Gurupi