Cerca de 51 mil estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental do Tocantins deverão fazer os exames da Prova Brasil, no período de 5 a 20 de novembro deste ano, em todas as escolas públicas urbanas estaduais e municipais parceiras. Testes de matemática e língua portuguesa, com foco na resolução de problemas e em leitura, definidos nas matrizes de referência do SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica serão aplicados em turmas com mais de 20 alunos.
Além das provas, serão aplicados questionários para coleta de informações sobre alunos, professores, diretores e escolas. Os resultados da Prova Brasil compõem a base para o cálculo do IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino fundamental de cada município e escola do país.
Este ano, a Prova Brasil será aplicada por um consórcio formado pela Fundação Cesgranrio e pelo Cespe Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB Universidade de Brasília. É necessário participar das avaliações para ter seu IDEB calculado, e, conseqüentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação, do MEC Ministério da Educação.
Para informar todas as escolas das redes de ensino, sobre a importância dos resultados da Prova Brasil para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, o MEC está veiculando alguns programas na TV Escola.
O que é?
A Prova Brasil é uma avaliação que faz parte do SAEB e é desenvolvida pelo INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A avaliação tem o objetivo de produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, visando auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros.
Secom