Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, o deputado estadual Manoel Queiroz (PT) apresentou, através de requerimento, um anteprojeto de lei contemplando a Polícia Militar do Tocantins. Trata-se de uma alteração da Lei 1.161/2000 que reestrutura a carreira dos militares do Estado.

O parlamentar argumentou que a classe militar do Tocantins necessita de boas condições para a evolução na carreira, pois, dessa forma, as oportunidades profissionais daqueles trabalhadores podem ser melhoradas, atingindo, inclusive, a excelência nos serviços prestados à população tocantinense. Queiroz ressaltou, ainda, que os policiais militares tocantinenses estão, a cada dia, se qualificando. "Isso demonstra o grande preparo pessoal, e, no entanto, na carreira profissional, ainda se encontram desprovidos por causa da Legislação Estadual", justificou.

Manoel Queiroz propôs, no anteprojeto, a redução do tempo para o ingresso, promoção e graduação nos quadros da Polícia Militar. Para usufruir de tais benefícios, os policiais militares realizam cursos de habilitação. No entanto, tais cursos só são propiciados para os soldados que contarem com mais de quinze anos de serviço, e, no caso dos cabos, mais de vinte anos. Dessa forma, a maioria dos policiais tem pouca chance de progressão.

O petista sugeriu, com base no pedido da própria classe, a diminuição de cinco anos para ingresso nos cursos de habilitação, ficando, portanto, dez e quinze anos para soldado e cabo, respectivamente. A redução, de acordo com o deputado Manoel Queiroz, traz aos policiais pioneiros do Estado, não somente a possibilidade de ascensão na carreira, mas também a valorização daqueles profissionais.

Assessoria de Comunicação Deputado Manoel Queiroz