O deputado estadual José Geraldo (PTB) encaminhou à mesa diretora, requerimento, nesta terça-feira, 04, solicitando do presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) que amplie o acervo bibliotecário da casa. De acordo com o parlamentar, a intenção é tornar mais acessível aos funcionários e visitantes do legislativo um conjunto de livros, revistas e jornais que incentivem a leitura curricular e extracurricular.
A ampliação do acervo proporcionará melhores condições para pesquisas aos servidores, filhos dos servidores, alunos da rede municipal, estadual, universitário e toda a população que visita o Palácio Deputado João DAbreu justificou o parlamentar.
Atualmente, a biblioteca possui um acervo reduzido, que segundo o petebista precisa de uma renovação. José Geraldo lembrou que além de oferecer um número maior de informações, a ampliação da biblioteca, será mais um acesso para a população tocantinense. A Assembléia Legislativa está aberta a todos o cidadãos tocantinenses, por isso, oferecer uma biblioteca completa, também incentiva a vinda da comunidade aqui.
O parlamentar, ainda, lembrou que entre os motivos e fatores que levam o tocantinense a ler pouco são os altos preços dos livros e a acessibilidade das bibliotecas públicas. Sendo assim, uma biblioteca completa poderá despertar o interesse dos servidores para a literatura e o conhecimento, além de ampliar os horizontes culturais.
Para José Geraldo, o acesso a leitura continua sendo um impeditivo na formação de um estado mais crítico e cidadão, por isso disponibilizar um espaço completo para a formação intelectual é fundamental no desenvolvimento social dos tocantinenses. Historicamente no Brasil, o acesso à informação sempre foi definido pelo poder aquisitivo, precisamos reverter esse modelo, argumentou o deputado.
Ascom dep. José Geraldo