Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O número de domínios na internet registrados até agosto deste ano cresceu 31% em comparação o mesmo trimestre de 2006, e já soma 138 milhões em todos os TLDs (Domínios Genéricos de Primeiro Nível).

Os dados fazem parte de um levantamento da VeriSign divulgado na última quinta-feira (29), que também mostra que os ccTLDs (Domínios de Primeiro Nível com Código de Países) somam 51,5 milhões, o que representa um aumento de 36% em um ano.

Novos domínios

Somente no segundo trimestre deste ano, foram registrados 14,5 milhões de novos domínios, o que mostra uma alta de 32% em relação ao mesmo período de 2006 e de 37% na comparação com o primeiro trimestre de 2007.

Os domínios .com e .net - que possuem o maior número de registros, 73 milhões até agosto deste ano - apresentaram um aumento anual de 27%.

Domínios regionais

Entre os domínios de países, como .br, .uk, .ar, o que obteve maior crescimento foi o .cn, da China, que terminou o segundo trimestre deste ano com 6 milhões de registros, alta de 61% na comparação com os três meses anteriores e de 402% na comparação com 2006.

Além da China, os domínios .ru e .kr, da Rússia e Coréia do Sul, respectivamente, também crescem a taxas de dois dígitos, embora não apareçam entre os dez domínios com maiores números de registros.

O estudo também destacou os domínios .br e .ar, do Brasil e Argentina, que cresceram, no trimestre, 6% e 9%, ocupando a nona e a sétima posição no ranking.

InfoMoney