Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Já que os diferenciais da TV Digital são a mobilidade e a portabilidade, as empresas não tardam a explorar esses recursos. A rede varejista Extra anunciou que já está recebendo pedidos para vendas antecipadas da Pen TV, aparelho receptor de TV Digital para computadores e notebooks.

A mobTV100, fabricada pela Tec Toy, pode ser encomendada por R$ 369, no site da loja. As primeiras entregas estão programadas para o dia 19 de dezembro.

Do tamanho de uma pen drive e com antena retrátil, ela vem com um software que permite gravar a programação da TV no disco rígido e pausar a transmissão ao vivo. Compatível com Windows XP e Vista, o MobTV realiza a busca automática de canais, exibe o vídeo com três opções de tamanho de tela e consegue reproduzir legendas, se as emissoras disponibilizarem o recurso.

No celular

A Samsung anunciou nesta terça-feira (4) o desenvolvimento de uma solução móvel que proporcionará portabilidade à nova tecnologia, ou seja, permitirá o acesso da TV Digital por meio do celular.

"Essa é mais uma evidência de quanto a empresa está comprometida com o desenvolvimento de produtos para oferecer com agilidade o que há de mais avançado em tecnologia de comunicação", afirma José Roberto Campos, vice-presidente executivo da Samsung.

Em processo final de desenvolvimento, o novo terminal suportará o sinal do padrão brasileiro (ISDB-T 1seg) e disponibilizará antena retrátil para TV Digital e plataforma 3G HSDPA. Além disso, contará com display colorido, câmera com resolução de 2 megapixels, MP3 player, memória expansível via cartão microSD e conexão Bluetooth (A2DP). O celular também permitirá aos usuários a realização de vídeos-chamada, um dos principais benefícios da tecnologia 3G.

"Toda a adequação técnica do novo aparelho está sendo desenvolvida localmente pelo centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung em Campinas. De lá sairá o primeiro terminal, que oferecerá aos consumidores um completo e portátil pacote de funcionalidades, apto a operar com a tecnologia da TV Digital embarcada", ressalta Oswaldo Mello, diretor da área de Telecom da Samsung.

A previsão é que o primeiro aparelho da Samsung com TV digital esteja disponível no mercado brasileiro ainda no primeiro trimestre de 2008. Ainda não há previsão de quanto o aparelho custará.

InfoMoney