Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Na manhã desta quarta-feira, 5, foi concluído o Curso de Fiscalização Ambiental, iniciado na sexta-feira, 30, no Centro de Recepção ao Visitante do Parque Estadual do Cantão, localizado a 7 km do município de Caseara.

O treinamento, que teve a participação de 35 fiscais ambientais e agentes de fiscalização das 15 Unidades Regionais do Naturatins e de dois policiais da Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, teve o propósito de capacitar os profissionais que desempenham atividades de controle e fiscalização ambiental, oferecendo mecanismos para a realização das atividades.

O curso teve duração de 48 horas/aula e foi dividido em oito módulos que abordaram assuntos como legislação ambiental, elaboração de relatórios, cubagem de madeira, utilização de GPS (Sistema de Posicionamento Global), noções básicas de utilização do programa Track Maker (programa de localização), noções de fiscalização ambiental em unidades de conservação, noções de abordagem, educação ambiental e ação fiscalizatória I, II e III. Ao final, os alunos realizaram avaliações teóricas e praticas, para que os instrutores pudessem mensurar o grau de aprendizado obtido pela turma no decorrer do evento de especialização.

O diretor de Fiscalização e Monitoramento do Naturatins, Laureno Tebas, avaliou como positivo a capacitação. "O curso serviu para nivelar o conhecimento de todos os nossos fiscais. Temos certeza que o trabalho de fiscalização que será desempenhado nas unidades regionais será cada vez mais satisfatório", afirmou o diretor, acrescentando que no primeiro semestre de 2008 serão realizados treinamentos voltados aos técnicos que ainda não foram qualificados e para os fiscais com mais tempo de serviço, que participarão de uma reciclagem profissional.

Durante o encerramento, o presidente interino Marcelo Falcão Soares foi homenageado com uma placa entregue pelos alunos. O gestor destacou que é uma prioridade do órgão ambiental é incentivar a realização deste tipo de capacitação. "Após essa qualificação, certamente, nossos fiscais estarão mais preparados para realizarem o trabalho de campo. Nossa gestão pretende investir ainda mais na qualificação de nossos servidores", pontuou Falcão.

Equipe

A equipe de instrutores foi composta por Laureno Tebas (diretor de Fiscalização e Monitoramento), Hércules Santos (Assessoria Jurídica), Sued Magno (Unidade Regional de Palmas), Hugo Carlos (Fiscalização) e Warley Rodrigues (gerente do Parque Estadual do Cantão).

Fonte: Secom