Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A expectativa do setor agropecuário nos próximos anos é animadora. Os incentivos são motivados pela implantação de novos sistemas de transportes para o escoamento da produção no Tocantins. A ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins, em fase acelerada de construção, são esperadas com muito entusiasmo pelos produtores rurais do Estado.

Para estimular a produção no Estado, a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento traçou planos de desenvolvimento agropecuário até 2011. Em 2007, o Tocantins pode alcançar dois milhões de toneladas na produção de grãos, frutos e fibras. A meta para 2008 é aumentar essa produção em 2,5 milhões de toneladas.

O plantio da cana-de-açúcar para produção de biocombustível vai impulsionar a produção tocantinense. Para o coordenador de agroenergia da Seagro, Luiz Vieira, os novos meios de transportes vão garantir o escoamento produtivo para os empresários investidores. "Com isso vai facilitar a exportação para o Brasil e outros países", ressaltou acrescentando as possibilidades de aumento na geração de empregos com novas frentes de trabalho.

Em 2006, foram produzidos cerca de 16 milhões de litros de álcool, em uma área de 4 mil hectares plantados. A expectativa para 2010 é chegar a 1,7 bilhão de litros de álcool em uma área correspondente a 210 mil hecatares.

O escoamento facilitado da produção também beneficiará os produtores de aves do Estado. O mercado é um dos mais promissores. A Seagro pretende sair das 25 mil aves abatidas por dia para chegar em 2011 com 292 mil aves diariamente.

A pecuária, um dos principais setores para exportação de carne, promete avançar na criação bovina. A meta é sair das 7,7 milhões de cabeças, para alcançar 8,2 milhões de animais.

Ferrovia Norte-Sul

O governo federal liberou no final do mês passado, R$ 706 milhões para construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Guaraí e Palmas. Segundo o cronograma da Valec, estatal responsável pela obra, os trilhos devem chegar em Palmas no início de 2009.

Secom