Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito de Palmas, Raul Filho e o governador Marcelo Miranda, entregaram neste sábado, 22, mais 60 casas do Programa Habitacional Construindo Juntos. Foram assinados também 60 cheques moradia, modalidade complemento de construção no valor de R$ 2.500,00.

Ao todo o Construindo juntos beneficiará 1.176 famílias, sendo que as 200 primeiras casas foram entregues no dia 27 de outubro último. O Programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, os governos Estadual e Federal, o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) e a Indústria de Cimento Portland (ABCP).

De acordo com o gerente de programas habitacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Lúcio Cavalcante, o Construindo Juntos é voltado ao atendimento de necessidades da população de baixa renda, organizada por cooperativas ou por associações com fins habitacionais, visando a produção de novas residências por meio da "autogestão" e do "mutirão".

No Construindo Juntos, os recursos para a construção de moradias são do Estado e do Governo Federal. A Prefeitura de Palmas participa com infra-estrutura da quadra e o gerenciamento técnico e a ABCP com o projeto da casa. Já o MNLM selecionou as famílias e coordena o mutirão.

Destaque Nacional

O Construindo Juntos foi destaque em matéria do Jornal o Globo, na edição do dia 1º de outubro. Com o título "Foi feito por todos", o programa foi tema da reportagem de capa do caderno Razão Social. A reportagem destacou a união do Poder Público e da sociedade civil organizada na realização do Programa Habitacional, principalmente a forma democrática e organizada desta parceria. Frisou também o envolvimento das famílias beneficiadas na construção das moradias em sistema de mutirão, que proporciona, além do benefício da casa própria, a capacitação profissional no setor da construção civil.

O Programa também é uma das experiências bem sucedidas relatadas no livro "Assistência Técnica, um Direito de Todos – Construindo uma Política Nacional, Experiência em Habitação de Interesse Social no Brasil". O livro foi elaborado pela Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) em parceria com o Ministério das Cidades. Ainda em 2006 o Construindo Juntos também recebeu a premiação do Selo de Mérito concedido pela Associação Brasileira de COHAB's (ABC).

Da redação com informações Ascop

Tags: Palmas