Em Palmas os pacientes com sintomas de dengue estão recebendo nos postos de saúde um cartão de acompanhamento da doença, no qual deve constar os resultados de exames, níveis de plaquetas e dados sobre os sinais vitais. A partir deste histórico, desde o início dos sintomas, o paciente poderá ter prioridade no atendimento e um acompanhamento médico mais específico. Este procedimento atende uma orientação do Ministério da Saúde.
No cartão também contém informações sobre sinais de alerta e a orienta a procura de uma unidade de saúde ao aparecimento de pelo menos um dos sintomas. Por isso cada cidadão com suspeita da doença deve solicitar no posto de saúde o seu cartão de acompanhamento
Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde alertam ainda que o período chuvoso em Palmas está começando, de fato, neste mês e por isso os cuidados para combater a dengue devem ser intensificados, uma vez que o acúmulo de água é propício à proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença.
Para quem ainda vai sair de férias, antes de viajar é importante vistoriar a casa e o quintal para que não fique nenhum recipiente como sacolas plásticas, brinquedos, vasos de plantas que possam se transformar em depósito de água. Se a viagem for para algum lugar com alto risco de infestação da doença, é recomendado usar repelentes.
Se com toda a vigilância, ainda surgirem os sintomas da dengue, os mais comuns são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas, é aconselhável procurar orientação médica.
Ascop