O grupo aventureiro de Belém-PA da Equipe de Aventura Ratos de Trilhas - EART realizará uma expedição de bike atravessando o Tocantins na região conhecida como Vale dos Grandes Rios, passando pelos municípios de Riachinho, Wanderlândia e Babaçulândia, entre os dias 30 de janeiro e 06 de fevereiro.
Os integrantes da equipe, que terá o máximo de 15 participantes, sairão de Belém até São Geraldo do Araguaia (traslado de ônibus). A partir de São Geraldo a aventura vai ser no pedal. O Tocantins será percorrido até Carolina, já no Maranhão. Voltando deste ponto de ônibus até Belém.
A expedição tem o objetivo de difundir imagens, vídeos e fazer todo o levantamento do percurso em arquivo GPS (Sistema de Posicionamento Global) para futuros aventureiros. Ainda terá o objetivo simbólico de transportar 600 ml de água do rio Araguaia até o rio Tocantins. No total serão 255 quilômetros de pedal, uma média 60 km/dia entre os municípios.
Segundo Sérgio Batista coordenador da EART uma das dificuldades que estão encontrando na programação da expedição é para manter contatos nos municípios tocantinenses. “O objetivo desse contato seria um apoio no sentido de um alojamento onde pudéssemos armar nossas barracas. Assim teríamos uma estrutura mínima de banho e segurança” justifica.
Batista ainda informa que a equipe irá fazer uma ação Social no município de Riachinho, por considerar o município um dos mais sem estrutura do trajeto que irão percorrer. “Iremos levar cerca de 150 cadernos; 150 lápis; 150 borrachas e 150 apontadores. Esperamos que com isso estejamos contribuindo de alguma forma com a educação desses jovens”.
O trajeto foi traçado em estradas secundárias, fora das estradas pavimentadas e de difícil localização em mapas. Com isso espera-se maior segurança por estar fora do tráfego de veículos automotivo, além do mais será percorrido lugares desconhecidos até então.
Link do trajeto completo: http://eart.esp.br/forum/viewtopic.php?t=1738
Umberto Salvador Coelho