Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Para proporcionar maior comodidade e facilitar o acesso as informações fiscais à população, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), disponibiliza a partir da próxima semana a consulta e emissão do boleto antecipado do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de coleta de lixo deste exercício. A consulta pode ser feita através do site www.palmas.to.gov.

Para pagamento à vista o contribuinte receberá desconto de 30%, além de mais 10% se estiver adimplente, ou seja, com os tributos em dia, mais 5% se o imóvel tiver calçada e ainda, 5% se tiver muro.

O vencimento para os lotes não edificados será 15 de fevereiro, já os lotes quanto aos construídos, o contribuinte terá até 15 de março para pagar o imposto também com desconto. Em ambos os casos, o valor a ser pago poderá ser parcelado em até dez vezes, sem o desconto de 30%.

O diretor de administração tributária da Secretaria de Municipal de Finanças, Walter Borges, lembra que os recursos provenientes da arrecadação do IPTU são essenciais para a manutenção de vários serviços no município. “No ano passado foram arrecadado 40% do valor lançado, a Prefeitura espera receber neste ano cerca de 50% do valor estimado, isso representa cerca de 10 milhões com o IPTU. A cada ano constatamos o crescimento da arrecadação, isso mostra que o cidadão palmense tem tomado consciência em cumprir o seu deve para com a melhoria da capital, que a cada dia registra aumento nas demanda de serviços”.

Como pagar

Os carnês para lotes edificados deverão ser entregues à população a partir do mês de fevereiro. O documento será enviado para as residências dos próprios contribuintes.

Quanto aos imóveis vagos, a Prefeitura não enviará o carnê e cada contribuinte deverá retirá-lo a partir da próxima semana pelo site www.palmas.to.gov.br, menu eu preciso/Carnê IPTU e taxas e digitar o código do imóvel e a forma de pagamento.

Quem não tiver acesso à internet, deverá retirar o boleto no Shopping da Cidadania, em Taquaralto, ou na sede da Secretaria Municipal de Finanças.

Após a emissão do carnê, o pagamento dos tributos pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco e seus associados, como quiosques, caixas eletrônicos, casas lotéricas e bancos postais.

Malena Mota

Ascop