Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

Tijolo a tijolo, o ritmo da construção de casas populares no Tocantins deve seguir tão intenso, em 2008, quanto foi nos últimos anos. Neste primeiro mês, o governo do Estado e prefeituras acabam de receber, dos cofres federais, R$ 9,7 milhões em recursos do FNHIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Já para fevereiro é previsto um outro investimento de grande vulto social: a construção de casas populares para comunidades de quilombolas, quebradeiras de coco babaçu e para a população de baixa renda de Palmas. Será o início das atividades do PAC da Habitação no Tocantins.

Com os recursos do FNHIS, o Tocantins poderá elaborar seu Plano de Habitação de Interesse Social, dando um novo impulso ao setor. Em nível municipal, Gurupi e Guaraí também elaboram seus planos. Também serão construídas novas casas, urbanizadas regiões de periferia e prestada assistência técnica aos municípios, beneficiando a população de 22 cidades do Estado.

Já por meio do PAC da Habitação, os quilombolas da região do Jalapão e as quebradeiras, no Bico do Papagaio, ganham casas adaptadas às suas necessidades e costumes. Em Palmas, as casas populares serão construídas em três bairros da região Sul. Serão 7 mil pessoas beneficiadas, com mais conforto em seu dia-a-dia. Para isso os investimentos serão altos: R$ 40 milhões, possíveis devido à parceria entre os governos federal e estadual.

São novas conquistas que se somam às anteriores. Em cinco anos, o Tocantins atingiu marcas inéditas no setor habitacional. Quase 28 mil casas foram construídas ou estão em construção, em todos os municípios do Estado. Pela primeira vez as populações rurais têm acesso à moradia popular. Também pela primeira vez o governo do Estado é parceiro das famílias de baixa renda na reforma e ampliação de suas casas.

Pela grande quantidade e por seu impacto social, as casas populares são o principal símbolo da Agenda Positiva do governo do Estado, de inauguração de obras públicas. Foram 3.702 unidades entregues à população no ano passado. Em 2008, a primeira inauguração acontece nesta sexta-feira, 18, no município de Aliança do Tocantins, com 82 unidades de um total de 302 moradias.

Fonte: Secom