Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • José Gomes Sobrinho-Autor- C.A
  • Jaime Câmara - Autor - Costa Andrade

A praça da árvore um dos principais cartões postais de Palmas, localizada na Avenida LO-4, e onde, segundo relatos, o primeiro governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos decidiu no princípio do ano de 1989 sob a sombra de uma fava de bolota (Parkia platycephala) pela criação da capital nesta região do extinto distrito do Canela, está sendo revitalizada pela prefeitura.

A praça que estava abandonada desde a administração passada da capital, vai ganhar um novo sistema de iluminação que vai dar mais segurança para aqueles que voltarem a freqüentá-la. Outra novidade é a exposição de esculturas no ambiente do quiosque que volta a funcionar todos os dias das 8h às 22h sob administração de Gabriel Mendes.

No local serão expostas esculturas de vários artistas plásticos. Segundo Costa Andrade, escultor que trabalha a técnica fibro-cimento e massa plástica a intenção ao ocupar as praças com arte é transformar Palmas na capital cultural do estado. Os artistas de outras cidades que quiserem expor seus trabalhos no quiosque na praça da árvore contarão com apoio, “será fornecido alimentação e estadia gratuitas”, informa Andrade.

Quem passar pelo local poderá conferir obras do escultor Gero, Costa Andrade e Marta Magalhães, que trabalha com ferro e solda. O quiosque durante o dia servirá almoço ao público em meio à natureza e à noite contará com música ao vivo.

Segurança da praça

O Conexão Tocantins ouviu moradores do entorno da praça que gostaram das medidas da prefeitura, mas uma das preocupações é com a segurança. Segundo uma comerciante do local, que não quer se identificar, um problema freqüente no local é o tráfico de drogas que acontece debaixo dos pés manga à noite.

Quando a polícia aparece os elementos correm para dentro da mata. A comerciante também informa que os marginais depredam a praça e o quiosque já foi alvo de arrombamentos em períodos passados.

 

Umberto Salvador Coelho